icons.title signature.placeholder Marcello Vieira
31/12/2013
08:14

O Fluminense virou o alvo principal do futebol brasileiro após a permanência na Primeira Divisão em virtude do julgamento que rebaixou a Portuguesa pela escalação irregular do atleta Héverton. Conhecido como Time de Guerreiros, mais do que nunca, o Flu precisará da força de seus torcedores para superar as dificuldades previstas. Casa do Tricolor, o Maracanã terá um papel fundamental nesta história.

– Se o Fluminense é um Time de Guerreiros o Maracanã é sua fortaleza. A grande força motriz do Fluminense é seu torcedor. A torcida unida jogando com o time deixa o Flu muito mais forte. O julgamento e a permanência na Primeira Divisão inflamaram a torcida como nunca. Queremos, entre outras coisas, transformar isso em apoio no Maracanã – disse o gerente de marketing, Alexandre Vasconcelos.

Na tentativa de maximizar o engajamento da torcida na causa Fluminense, o departamento de marketing do clube promete desenvolver diversas ações no Maraca, conforme explicou Alexandre:

– Construiremos uma série de ações para o Maracanã ficar cada vez mais com a cara do torcedor do Fluminense. Nossa missão em 2014 é fazer mais ativações, construir experiências, brincadeiras, mais interação com o torcedor nos jogos. Algo que tenha a ver com o futebol, mas que não seja também aquela coisa tão pasteurizada do entretenimento americano. É achar o tom certo da pegada do brasileiro com o futebol e o estádio com a cara do Fluminense.

Maraca e Copa a favor do Tricolor

Poucos são os clubes que podem chamar um estádio como o Maracanã de casa. Ciente de que possui um artigo raro nas mãos, o Fluminense quer aproveitar o palco da final da Copa do Mundo de 2014 para internacionalizar a marca da instituição e valorizar a própria imagem.

– Uma cidade que recebe a Copa do Mundo é impactada até cerca de dez anos após o evento. O número de turistas aumenta, a imagem do estádio é valorizada e o Flu, sabendo disso, trabalha para ter a imagem cada vez mais atrelada ao Maracanã. Planejamos fazer alguns programas de visitação ao estádio mostrando essa relação do Maracanã com o clube na condição de verdadeira casa tricolor – disse Alexandre Vasconcelos.

Bate-Bola

Alexandre Vasconcelos
Gerente de Marketing do Flu

O contrato com o Maracanã foi muito comemorado pelo Flu. É possível dimensionar a importância deste acordo?

Quando o Fluminense fechou um contrato de 35 anos com o Maracanã não foi à toa. Entendemos que o Maracanã já é em si um dos estádios mais conhecidos do mundo. Uma referência do Rio de Janeiro quando se fala em Brasil e futebol. Nós obviamente fechamos este contrato pensando que a teríamos 35 anos para trazer a marca do Fluminense mais próxima do estádio e por ele divulgar o Fluminense para o mundo inteiro. Isso já é um ponto claro para nós. 

O que o torcedor pode esperar ver de diferente no Maracanã em 2014?

Teremos muito mais interações com o telão, conteúdos, cruzamento de conteúdos entre o estádio e as mídias sociais. Tentaremos fazer o dia de jogo ficar mais quente com essa maior integração com as mídias sociais. Também teremos ações presenciais no estádio como fizemos esse ano. Seguiremos com um preço médio do ingresso atraente, que não seja tão caro. Após a Copa o acordo para a loja do clube no estádio deve começar a entrar em viabilidade.