icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
19/06/2014
20:25

Após 11 anos longe, a Fórmula 1 volta à Áustria, para a disputa da oitava etapa da temporada. No país, apenas quatro pilotos do atual grid já disputaram uma prova: Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Felipe Massa e Jenson Button.

- É ótimo voltarmos à Áustria. Será interessante ver o que mudaram nesses 10 anos, ouvi que a pista não mudou muito, mas que o pit e o paddock foram renovados. Acho que é uma boa, o circuito é simples, mas bom. Um "mini-clássico" - comentou Button,

Em 2003, última edição da corrida, o vencedor foi Michael Schumacher, com Kimi Raikkonen, pela McLaren, na segunda colocação, enquanto Button foi o quarto. Fernando Alonso era outro no grid, mas abandonou a prova. Agora, a Red Bull é a "dona da casa" e corre em seu quintal.

- É ótimo ir a uma corrida na casa da Red Bull após um ótimo final de semana no Canadá. É um circuito "organizado", não o mais longo e sem muitas curvas. É estrano ir ao que, essencialmente, é uma nova corrida, mas num local onde a história das corridas é firmemente estabelecida - comentou Ricciardo.

Quando correu na Áustria, Alonso estava na pequenina Minardi e participou de uma prova já na equipe Renault, com a qual conquistou seus dois títulos mundiais. Lembranças da prova? Não para ele.

- É um circuito curto, com seis curvas onde você consegue ganhar tempo, por isso espero todos os carros muito próximos. Um ou dois décimos devem custar muitas posições. Pra ser honesto, não me lembro de nada (corridas passadas na Áustria). Corri aqui em 2001 e 2003 e não tenho lembranças. Faz muito tempo! - disse Alonso.

Para refrescar a memória dos mais ávidos fãs de Fórmula 1, o vencedor da prova de 2002 foi Michael Schumacher, seguido de perto (muito perto) por Rubens Barrichello. O motivo de um final tão próximo? Na etapa da Áustria desse ano, Rubinho abriu para que Schumacher o ultrapassasse, na linha de chegada, gerando o famoso "hoje não, hoje sim", de Cleber Machado, que narrava a prova para a Rede Globo.

A programação no GP da Áustria tem início nessa sexta-feira, com as duas primeiras sessões de treinos livres, às 5h e 9h (horários de Brasília). No sábado, acontece o último treino, às 6h, seguido pelo classificatório, às 9h. A largada acontece no domingo, também às 9h.