Foi um prazer, Argentina! Ponte bate o Vélez e agora vai pegar o São Paulo

Velez x Ponte Preta (Foto: Daniel Garcia/ AFP)
Velez x Ponte Preta (Foto: Daniel Garcia/ AFP)

Escrito por

A campanha histórica da Ponte Preta na Copa Sul-Americana vai ter, ao menos, mais dois capítulos. Nesta quinta-feira, a Macaca disputou sua primeira partida oficial na Argentina e venceu o tradicional Vélez Sarsfield por 2 a 0, no segundo duelo das quartas de final da competição. Como o jogo de ida terminou 0 a 0, o time campineiro foi à semifinal no primeiro torneio internacional de sua história.

O próximo adversário da Ponte será o São Paulo. Os times estavam em chaves diferentes, mas o regulamento da competição força o confronto de clubes do mesmo país em caso de classificação para as semifinais. Com isso, a Macaca e o Tricolor serão protagonistas de duelo brasileiro.

Quem esperava uma Ponte fechada no começo do jogo se surpreendeu. A Macaca tomou a iniciativa no início da partida, trocando passes no campo de ataque e atuando de maneira franca. A melhor chance do time campineiro veio aos 27 minutos, quando Elias bateu falta e Artur cabeceou com perigo, exigindo boa defesa do goleiro Sosa.

O lance, no entanto, acordou o Vélez, que mandou no jogo por todo o fim da primeira etapa. O lance mais perigoso do time argentino veio em cabeçada de Rescaldani, que recebeu cruzamento da direita de Lucas Pratto e cabeceou com perigo. Mas o zero não saiu do placar até o intervalo.

Logo no primeiro lance do segundo tempo, Pratto, após receber passe de Rescaldani, assustou ao bater da entrada da área, mas foi travado. Porém, foi a Ponte que tirou o grito de gol da garganta da torcida. Aos dois minutos, Elias e Rildo puxaram o contra-ataque. Perto da área, o atacante serviu o meia, que tocou com classe na saída do goleiro e abriu o placar.

Rildo e Elias comemoram gol da Macaca (Foto: Daniel Garcia/AFP)

A partir daí, foi pressão do Vélez. Aos oito minutos, Cesar salvou em cima da linha após finalização de dentro da pequena área de Canteros. Aos 15, perto da marca do pênalti, Uendel travou Rescaldani na hora "H", quando o atacante estava pronto para concluir. Aos 32, Insúa teve boa oportunidade em falta perigosa, mas parou na barreira. E aos 40, o zagueiro campineiro cortou, tirou a bola da mão do goleiro Roberto e acertou a trave, assustando a torcida. Mas o valente time paulista ainda marcou o segundo com Fernando Bob, nos acréscimos, após chapéu sobre o goleiro, para dar números finais ao jogo e garantir a classificação histórica.

Com a vaga nas mãos, a Ponte agora terá de voltar suas atenções para outra competição. A Macaca volta a campo no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A equipe, que ocupa a 18ª colocação e luta contra o rebaixamento no nacional, recebe o Vitória no Moisés Lucarelli, às 17h (de Brasília).

FICHA TÉCNICA:
VÉLEZ SARSFIELD 0 X 2 PONTE PRETA

Estádio: José Amalfitani, em Buenos Aires (ARG)
Data/hora: 07/11/2013 - 20h45 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Auxiliares: Humberto Clavijo (COL) e Eduardo Diaz (COL)
Renda/público: Não divulgada
Cartões amarelos: Cabral e Tobio (VEL); Fernando Bob (PON)
Cartões vermelhos: Adrianinho (no banco de reservas)
GOLS: Elias, aos 2'/2ºT e Fernando Bob, aos 48'/2°T

VÉLEZ SARSFIELD: Sosa, Cubero, Tobio, Sebá Domínguez e Papa; Allione (Insúa, aos 27'/2ºT), Romero, Canteros (Cáceres, aos 22'/2ºT) e Cabral; Rescaldani (Copete, aos 30'/2ºT) e Pratto. Técnico: Ricardo Gareca.

PONTE PRETA: Roberto, Artur, César, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Magal, Elias (Fernando Bob, aos 28'/2ºT) e Chiquinho (Betão, aos 42'/2ºT); Rildo (Régis, aos 38'/2ºT) e Leonardo. Técnico: Jorginho.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter