icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
06/11/2014
14:58

O mês de novembro reserva uma "overdose" do "Clássico Vovô" para os torcedores. Não serão apenas os profissionais de Fluminense e Botafogo que vão se encarar no dia 15 de novemmbro. Na mesma data, três categorias da base se enfrentarão. Em todas as partidas, o mando de campo será do Tricolor.

A maratona começa cedo, às 9h, quando acontece jogo válido pela semifinal da Taça Rio Sub-15. O segundo compromisso é em seguida, às 11h, com os juvenis atuando também pela semifinal da Taça Rio, mas da categoria sub-17. Ainda não se sabe se as partidas serão no Estádio das Laranjeiras ou no Estádio Los Larios. Ambos ficam em Xerém.

Os juniores entram em campo às 16h, no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém. O duelo é válido pela última rodada da segunda fase do Torneio Otávio Pinto Guimarães (Torneio OPG). Por fim, a vez dos profissionais, 19h30, no Maracanã.

Se a partida válida pelo Campeonato Brasileiro tem grande peso para as duas equipes, já que o Flu briga por vaga na Libertadores e o Glorioso tenta sair do rebaixamento, as categorias sub-15 e sub-17 também terão jogos de grande importância, pois valem acesso à final da competição. Para o gerente geral das categorias de base do Fluminense, Fernando de Simone, as muitas partidas no mesmo dia diante do rival acabam motivando ainda mais os jogadores e servem de parâmetro para fazer uma avaliação do trabalho que está sendo feito.

- Jogar contra o Botafogo sempre deixa os jogadores extremamente motivados. Nós formamos os nossos jogadores no dia a dia principalmente para estes grandes jogos. Num clássico assim, você consegue medir a sua força, consegue ver com precisão o resultado do seu trabalho. O fato de ser no mesmo dia do clássico dos profissionais não vai afetar a concentração deles, mas certamente vai motivar ainda mais a torcida - afirmou o dirigente ao site oficial do clube.

Luiz Felipe Santos Silva, treinador da equipe sub-17 tricolor, também comentou sobre os aspectos psicológicos dos seus comandados, ressaltando que estão concentrados nos jogos que se aproximam. A campanha, até o momento, foi enaltecida pelo técnico, que pretende se sagrar campeão na sequência da competição:

- Os meninos estão muito focados, concentrados. Vamos manter a mesma simplicidade que nos trouxe aqui. Certamente será um bom jogo. Fizemos uma excelente campanha, que acabou nos dando a vantagem de ter o mando de campo. Nosso objetivo é passar pelo Botafogo e vencer a final para conquistar de vez o título do Campeonato Carioca (no juvenil, o Fluminense é o atual campeão da Taça Guanabara) – disse o técnico, também ao site oficial do Tricolor.