icons.title signature.placeholder Renato Homem
19/07/2013
15:13

O contrato de licenciamento celebrado entre o Fluminense e a EA Sports, desenvolvedora do jogo FIFA14 para PCs, XBox e PS3, fora renovado por dois anos, se estendendo até 2015. O diretor de marketing do Tricolor das Laranjeiras, Idel Halfen, identifica na associação do clube com a empresa uma ação importante para auxiliar o tricolor a reforçar sua marca não somente no Brasil, mas, sobretudo, no exterior. O desafio, diz ele, de internacionalizar o nome Fluminense, não pode prescindir de uma plataforma "tão importante como essa". Halfen sustenta ainda que o departamento de futebol do clube se esforça para manter atualizadas as informações quanto a elenco, patrocinador e uniforme, mas reconhece que o trabalho nem sempre se dá com a velocidade desejada. A versão 2013 do jogo, ressalta, ainda traz os atletas tricolores usando o uniforme do ano anterior.

Leia abaixo a entrevista com o diretor de marketing do Fluminense, Idel Halfen.


1) Qual a importância de ver a marca Fluminense associada a um jogo com forte tradição no mercado internacional?

Idel Halfen - Para o Fluminense, é fundamental por vários aspectos. É a nossa marca sendo trabalhada internacionalmente em uma plataforma com forte apelo entre jovens e adultos apaixonados por futebol. O jogo tem papel importante também no fortalecimento dos ídolos atuais, como Fred, e seu momento como uma das referências do futebol brasileiro e mundial. Isso traz atenção para o Fluminense, também. E é o clube presente em um lugar onde boa fatia do nosso público-alvo está.

2) Esse contrato com a EA Sports foi acertado quando exatamente? Qual o valor do acordo?

Idel Halfen - Infelizmente, não podemos revelar valores, por questões de confidencialidade. Renovamos este ano, por mais dois anos, até a edição 2015.

3) Que tipo de valor agregado uma associação dessa natureza gera para o clube?

Idel Halfen - Agrega em posicionamento, mostrando-se antenado com uma fatia importante do nosso público, em um dos jogos mais populares de todos os tempos. É uma plataforma interessante para se considerar na relação do torcedor e do apaixonado por futebol em geral, com a nossa marca, nossos ídolos e nossos patrocinadores. E também é um produto licenciado importante no nosso mix.

4) Os acordos entre a EA Sports e os demais clubes brasileiros são diferentes ou seguem um modelo padrão?

Idel Halfen - Não temos acesso aos acordos dos outros clubes.

5) Como é a relação com a desenvolvedora do jogo? O clube é obrigado a atualizar o elenco a cada nova contratação ou saída de atleta? - o lançamento mundial está previsto para setembro.

Idel Halfen - O Fluminense sempre cobra a máxima atualização possível do jogo, seja em elenco, uniformes, marcas e todo tipo de elemento que pudermos trabalhar, mas, assim como em outros clubes, algumas atualizações demoram. Um exemplo é que, até o momento, a edição atual (FIFA 13) usa nossos uniformes de 2012.