icons.title signature.placeholder Alexandre Braz e Walace Borges/RADAR
25/02/2015
08:00

O Flamengo esperou por 30 anos para poder ter a chance de dar o troco no Brasil de Pelotas. Em 1985, o então time comandado pelo técnico Zagallo e que ainda contava com Zico, Adílio, Tita e companhia – considerado uma das melhores equipes da história do clube carioca – foi eliminado pelo Xavante, por 2 a 0, nas quartas de final do Campeonato Brasileiro, no caldeirão do Bento Freitas. Nesta quarta-feira, os times se enfrentam na estreia na Copa do Brasil, às 22h, com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net.

A partida de 1985 ficou marcada na história do Brasil de Pelotas como uma das mais importantes do clube centenário. Nela, 16.500 torcedores presenciaram Bira e Júnior Brasília fazerem os gols da classificação do time do Sul para a semifinal do Brasileiro. O Xavante, porém, foi eliminado pelo Bangu e ficou com a terceira colocação.

O ex-meia Adílio, um dos integrantes do Flamengo naquela partida e um dos ícones do futebol da Gávea, relembrou ao L!Net o episódio de eliminação.

- Foi um jogo muito bom, há 30 anos. O estádio estava muito cheio mesmo, mas não perdemos por isso. Essa pressão não influenciou. Mas eles (Brasil de Pelotas) tinham um bom time também, tocavam bem a bola e conseguiram a classificação sobre o nosso time que era um dos favoritos do torneio - disse o ex-jogador, que ainda ressaltou a má condição do gramado:

- O gramado não era bom, muito diferente dos campos que tínhamos costume de atuar. Mas isso apenas dificultou, não impediu que mostrássemos um bom futebol. O Flamengo jogava em qualquer lugar. Tinha um técnico, o Zagallo, que sabia tudo de futebol, que foi jogador e que nos dava muita liberdade também.

Assim como Adílio, Vanderlei Luxemburgo trabalhou para enfrentar algumas adversidades que poderá encontrar nesta quarta-feira. Trinta anos depois, o gramado ainda é uma preocupação para os times adversários do Brasil de Pelotas. Diante deste cenário, o que os torcedores do Flamengo esperam é que o resultado seja diferente e o troco por 1985 seja finalmente dado.