icons.title signature.placeholder David Nascimento
17/11/2014
12:01

A eleição para o Corpo Transitório do Conselho Deliberativo já tem data para acontecer. Os mais de seis mil sócios aptos a votar – mesmo colegiado da votação para presidente – irão à Gávea no dia 9 de dezembro e terão que escolher entre duas opções: Chapa Azul, da situação, e Chapa Branca, da oposição. A chapa vencedora fiará no cargo até o fim de 2015.

Esta eleição não é normal de ocorrer. Os membros do Corpo Transitório são indicados pela chapa presidencial vitoriosa. Porém, 115 membros indicados pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello, assim que venceu a eleição presidencial no fim de 2012, faltaram as reuniões do Conselho Deliberativo mais de cinco vezes e foram expulsos por Delair Dumbrosck, mandatário do órgão, que resolveu cumprir o estatuto e repor os que não compareciam por meio de eleição.

Nos corredores da Gávea, membros dos grupos políticos de situação e oposição consideram esta eleição como uma "prévia" para o pleito presidencial do fim do ano que vem. Uma vitória ou derrota da atual administração pode mudar o panorama político que indicará o presidente do Flamengo para o triênio 2016-2018. Para isso, as campanhas já estão sendo feitas e tendem a aumentar até o dia da eleição.