icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
07/04/2014
11:32

Amarelados na semifinal do Campeonato Paulista, contra o Penapolense, Cicinho e Eugênio Mena, dupla titular de laterias do Santos, desfalcaram a equipe no primeiro jogo da decisão contra o Ituano, neste domingo. Na derrota do Peixe por 1 a 0, a equipe da Baixada pode ter sentido os desfalques, que abriram espaço para Bruno Peres e Emerson Palmieri. Apesar da maioria dos números não apontar grandes diferenças, os donos da posição são bem superiores nos desarmes e poderiam ter ajudado a diminuir a boa troca de passes do time do interior na partida.

Bruno Peres possui 13 desarmes certos na competição, média de 2,3 por jogo. Emerson tem 20 roubas de bola, média de 3,8 por partida. Juntos, somam 33 roubadas de bola certas, número bem inferior se compararmos com qualquer um dos titulares individualmente.

O chileno Mena, sozinho, soma 57 desarmes, média de 4,3 a cada jogo. Cicinho, tem 56, com 5,2 de média. A dupla titular tem mais de 100 desarmes neste Paulistão. No último domingo, o Peixe "venceu" o Ituano neste quesito, 29 a 21, mas os líderes em roubos de bola foram os zagueiros Neto e David, com seis e quatro desarmes, e o volante Arouca, também com quatro roubadas de bola.

Contra o Ituano, Bruno Peres somou apenas um desarme certo, enquanto Emerson teve quatro, se igualando aos líderes do time no fundamento na partida. Porém, apesar do lateral-esquerdo ser melhor, o único gol da partida, saiu nas suas costas, após boa troca de passes que envolveu o sistema defensivo do Santos e terminou num belo chute de Cristian.

Apesar da boa performance em desarmes, os laterais titulares do Peixe pecam nos cruzamentos, fundamento considerado básico para a posição. Cicinho tem incríveis 57 bolas alçadas na área no Estadual, mas acertou apenas nove, cerca de 15%. Seu companheiro, Mena, tem 39 cruzamentos, sendo 14 certos, número que corresponde a 35,9%.

Com os reservas, o panorama não muda muito. Bruno Peres tem 20 cruzamentos, sendo 30% deles corretos: foram seis acertos. Pelo lado esquerdo, Emerson tem apenas 15 cruzamentos e 33,3% de acerto, porcentagem corresponde a cinco bolas alçadas na área no alvo.

No próximo domingo, Cicinho e Mena devem estar de volta ao time tiular de Oswaldo. O Santos irá precisar vencer o Ituano por dois gols de diferença para ser o campeão. Se o Peixe vencer por 1 a 0, a decisão será nos penaltis. Qualquer outro placar dará o título Estadual ao Galo de Itu.