Fifa pune pela primeira vez clubes por servirem de ‘ponte’ para jogadores

Oscar - Brasil x África do Sul (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Oscar - Brasil x África do Sul (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

Escrito por

A Fifa anunciou nesta quarta-feira a punição de cinco clubes sul-americanos por usarem outros times como pontes para contratar jogadores. Quatro  argentinos utilizaram uma equipe uruguaia para trazer seis jogadores no total. É a primeira vez que a entidade internacional pune clubes por esse tipo deprática.

Os hermanos Córdoba, Independiente, Racing e Rosario Central usaram o Atlética Sud América como ponte. De acordo com os investigadores da Fifa, os clubes registraram seis jogadores no Atlética, mas eles sequer jogaram, com o negócio servindo apenas como "ponte" para justificar as transações finais. Em cinco dos seis casos investigados, os jogadores foram para o time uruguaio por empréstimo, ficaram pouco tempo, e foram para seus destinos "permanentes".

A Fifa baniu o Atlética de se envolver em duas janelas de transferências consecutivas e multou os uruguaios em 40 mil francos suíços (R$ 104,6 mil), enquanto os times argentinos foram multados em valores diferentes, mas nenhum superior a 50 mil francos suíços (R$ 130,7 mil).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter