icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
05/12/2013
20:42

Nesta quinta-feira, Nelson Mandela, morreu aos 95 anos de idade em sua residência, em Joanesburgo (AFS). O ocorrido pegou a Fifa de surpresa, e a entidade já planeja uma homenagem ao ex-presidente da África do Sul por conta de sua relevância histórica para o futebol no país.

Representantes da Fifa disseram que toda a diretoria já se encontrava no banquete para os representantes das 32 seleções que participarão do sorteio da Copa do Mundo nesta sexta-feira, na Costa do Sauípe, a partir das 14h, com acompanhamento em tempo real pelo LANCE!Net. A possibilidade de uma homenagem durante o evento é analisada.

Mandela foi uma das figuras importantes para a realização da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. Vale lembrar que Robben Island, prisão na qual Mandela esteve encarcerado durante 18 anos, tinha no futebol seu ato de resistência.

Justamente por causa da importância de Mandela, a reunião do Comitê Executivo da Fifa na véspera do sorteio dos grupos para a Copa de 2010, foi realizada exatamente no local.

Ex-presidente da África do Sul, Mandela foi um dos ícones na luta contra a segregação racial no país e um dos responsáveis por derrubar o regime racista do apartheid. Por conta da sua intensa luta, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993.