icons.title signature.placeholder Daniel Bortoletto e Rodrigo Cerqueira
18/04/2014
14:00

Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Campeonato Inglês, Liga dos Campeões... A temporada dos principais clubes da Terra da Rainha é estafante. Jogos todos os fins de semana, e, em muitos casos, com os meios de semana cheios também, ocupados com as competições europeias. Porém, Fernandinho, do Manchester City, em seu primeiro ano no país, deixa claro que os períodos de férias e preparação são fundamentais para a sequência ao longo do ano. E ainda não tem muitas informações sobre o movimento Bom Senso F.C, que busca um calendário mais honesto para o futebol brasileiro, com uma sequência menor de jogos e atividades ao longo de todo o ano para equipes de menor expressão.

- Não, não falei com ninguém. Até porque não conheço ninguém pessoalmente. Mas acho que seria interessante o pessoal chegar num denominador comum para ajustar esse calendário brasileiro. Aqui tem um calendário puxado, mas tem férias, uma boa pré-temporada. Dá para o pessoal de se preparar para a temporada. Talvez o Brasil possa usar a Inglaterra como exemplo - afirmou

O Campeonato Inglês da edição 2012-12 terminou no dia 15 de maio. A primeira rodada da Premier League desta temporada teve início apenas em 17 de agosto. Entre férias e pré-temporada, foram três meses de pausa. Período considerado essencial para a recuperação e preparação dos jogadores.

No Brasil, por exemplo, a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013 foi disputada no dia 12 de dezembro. Em meados de janeiro, vários clubes grandes já estavam disputando seus respectivos Estaduais. A saída, então, foi colocar em campo equipes com jogadores reservas e pouco utilizados no ano passado, até juniores.

O movimento Bom Senso F.C. tenta debater ideias de calendários com a CBF e com os clubes. Além de encontrar maneiras de minimizar os constantes atrasos salariais no futebol brasileiro. Até o momento, sem sucesso na maior parte das reivindicações, o movimento pode agora ter um encontro decisivo para seus próximos passos. De acordo com o site Máquina do Esporte, o grupo recebeu uma solicitação para uma reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff.