icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
06/11/2014
12:55

Em 2015, o brasiliense Felipe Nasr se tornará o 31º brasileiro da história a participar da Fórmula 1 de forma oficial, como piloto de uma equipe. Contratado pela Sauber para ser titular no próximo ano, o novato dará seguimento à tradição do Brasil de sempre ter representantes ao longo dos anos.

O pioneiro foi Chico Landi, que estreou no GP da Itália de 1952, apenas um ano depois da criação da Fórmula 1. Ele disputou seis GPs na década de 50, e teve como melhor resultado o quarto lugar no GP da Argentina de 1956, sua última prova na categoria.

A primeira vitória do país viria com Emerson Fittipaldi no GP dos Estados Unidos, em 1970. Dois anos depois, ele também quebraria outro tabu, com o primeiro título do Brasil na categoria. Até hoje, os pilotos tupiniquins somam oito troféus: dois com Emerson, três com Nelson Piquet, e outros três com Ayrton Senna.

Este último, aliás, foi o brasileiro que mais venceu na Fórmula 1: 41 vezes. Em toda a sua história, o Brasil soma 101 triunfos.

O recorde de GPs disputados vem de um piloto de uma geração mais recente: Rubens Barrichello, que disputou 323 corridas. Os pilotos brasileiros que passaram pela Fórmula 1 nos últimos anos, aliás, não conseguiram o mesmo sucesso dos seus antepassados. Barrichello e Felipe Massa somaram três vice-campeonatos. Barrichello foi o segundo colocado em 2002 e 2004, e Massa obteve a mesma posição em 2008.

Massa, aliás, é o único brasileiro a fazer parte do grid de largada da Fórmula 1 atualmente. Mas, em 2015, ele voltará a ter a companhia de um compatriota: Felipe Nasr.

Veja abaixo a lista de todos os brasileiros que já passaram pela Fórmula 1:

Rubens Barrichello
Enrique Bernoldi
Gino Bianco
Raul Boesel
Luiz Pereira Bueno
Luciano Burti
Cristiano da Matta
Lucas di Grassi
Pedro Paulo Diniz
Fritz D'Orey
Christian Fittipaldi
Emerson Fittipaldi
Wilson Fittipaldi
Mauricio Gugelmin
Ingo Hoffmann
Chico Landi
Tarso Marques
Felipe Massa
Roberto Pupo Moreno
Jose Carlos Pace
Nelsinho Piquet
Nelson Piquet
Antonio Pizzonia
Luiz Razia (não disputou nenhum GP; foi terceiro piloto da Lotus em duas provas em 2011)
Alex Dias Ribeiro
Ricardo Rosset
Ayrton Senna
Bruno Senna
Chico Serra
Ricardo Zonta