icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
27/03/2014
18:31

Com as vitórias nos pênaltis na noite da última quarta-feira, Ituano e Penapolense asseguraram vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2014. O LANCE!Net necessitou confirmar a informação com o departamento de comunicação da Federação Paulista de Futebol (FPF) devido à imprecisão do regulamento do Paulistão.

O Artigo 28 diz que "excluídos os clubes que já tenham vaga nas Séries A, B ou C do Brasileiro, os dois melhores classificados na competição (Paulistão) terão asseguradas a indicação para a disputa da Série D do Brasileiro de 2014".

As normas do campeonato, disponíveis no site da Federação Paulista de Futebol (FPF), não deixam claros quais critérios são utilizados para afirmar que um time possui campanha melhor ou pior do que outro.

 A entidade esclarece que “para a classificação à Série D, o que conta é quem for mais longe no Paulista, e que como o Bragantino já está na Série B, e Santos e Palmeiras na Série A, Ituano e Penapolense já estão garantidos na quarta divisão do Brasileirão”.

O texto escrito no regulamento, por sua vez, não deixa isso explícito. Se for levado em consideração quais times têm mais pontos, por exemplo, os classificados à Série D seriam Botafogo e Ituano, ambos com 29. A regra estipulada pela FPF, porém, dá uma das vagas ao Penapolense, devido a sua presença nas semifinais do torneio. O clube de Penápolis ocupa a 12ª posição na classificação geral, com apenas 20 pontos.