icons.title signature.placeholder RADAR / RNL - A Gazeta
25/11/2014
15:51

Depois da definição da fórmula de disputa, na segunda-feira os clubes e a Federação de Futebol (FES) sortearam a tabela do Campeonato Capixaba 2015, que será divulgada no dia 03 de dezembro. O novo modelo terá as 10 equipes divididas em duas chaves. A Norte, com Linhares, Real Noroeste, Colatina, São Mateus e Vitória, e a Sul, com Castelo, Estrela do Norte, Atlético Itapemirim, Sport e Desportiva Ferroviária.

Na primeira rodada, prevista para acontecer no final de semana do dia 31 de janeiro, pela Chave Norte, jogam Linhares x Colatina e Real Noroeste x São Mateus. Pela Chave Sul, acontecerão as partidas entre Desportiva Ferroviária x Castelo e Atlético Itapemirim x Sport-ES. Folgarão na rodada inaugural o Vitória, e o atual campeão, Estrela do Norte.

REGULAMENTO VEM COM MUDANÇAS

Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro dos seus respectivos grupos em dois turnos - 10 rodadas no total. Os três melhores classificados, de cada chave, avançam para o hexagonal semifinal e os dois últimos para o quadrangular da morte. No Hexagonal, os seis times jogam em turno e returno e os dois melhores avançam para as finais, que vão ser disputadas em duas partidas. Já no quadrangular da Morte, as quatro equipes duelam em turno e returno e, após oito rodadas, os dois piores classificados serão rebaixados para a Série B do Capixabão.

O campeão da competição disputará a próxima edição da Série D do Brasileiro e a Copa do Brasil de 2016. A vaga da Copa Verde ficará com o Real Noroeste, campeão da Copa Espírito Santo.

A competição terá ao todo 22 datas, sendo que oito rodadas acontecem no meio de semana. O Capixabão 2015 começa no dia 31 de janeiro e a segunda partida das finais está prevista para o dia 16 de maio.