Everton Ribeiro faz novo golaço e dá a vitória ao Cruzeiro sobre o Santos

SAT - Banner para inserir na nota
SAT - Banner para inserir na nota

Escrito por

Everton Ribeiro caminha a passos largos para ser o melhor jogador desta edição do Campeonato Brasileiro. Além de ser o destaque do líder Cruzeiro, o meia tem encantado o país com os belos gols no Nacional. Neste domingo, na vitória por 1 a 0 da Raposa sobre o Santos, na Vila Belmiro, o camisa 17 celeste somou mais uma pintura à sua coleção de golaços e ajudou a equipe a encurtar a distância para o título.

A conquista pode ser concretizada já na próxima rodada. Com 68 pontos, o Cruzeiro recebe o Grêmio, que apenas empatou com o Bahia e está agora a 14 pontos dos cruzeirenses. Uma vitória tornaria impossível de os gaúchos alcançarem o time de Marcelo Oliveira. O Botafogo, que perdeu para o Goiás, ficou a 15 pontos do líder e não alcançaria mais os mineiros no número de vitórias - 21 a 16 depois da rodada deste domingo.

Quem pode atrapalhar essa conta é o Atlético-PR, que entra em campo às 19h30 contra o Internacional e, com um triunfo, chega aos 55 pontos - 13 de diferença para o time celeste. Com resultados positivos das duas equipes em seus próximos compromissos, o título do Cruzeiro seria adiado. 

O jogo

O jogo foi na Vila Belmiro, casa do Santos, onde geralmente o Alvinegro se impõe sobre os rivais e mostra sua força como mandante. Contudo, essa imposição parece não ter entrado em campo junto da equipe que, muito recuada na etapa inicial, esperou o Cruzeiro em seu campo de defesa como se fosse um visitante qualquer, parecendo temer a força do líder do campeonato. Além disso, ao contrário do rival, não pressionava a saída de bola adversária quando perdia a posse.

Sem ter nada a ver com a postura do adversário, o time celeste aproveitou-se da passividade do Peixe e chegou à frente com facilidade. Envolvente, o ataque da Raposa trocava passes rápidos e contava com a movimentação constante de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, que criavam a maioria das jogadas dos mineiros. Nilton teve a melhor oportunidade do primeiro tempo, mas acabou pegando mal na bola e desperdiçou cara a cara com Aranha.

Na volta para o segundo tempo, Claudinei Oliveira sacou Willian José e promoveu a entrada de Victor Andrade, em uma tentativa de dar mais criatividade e mobilidade ao setor ofensivo santista. A alteração, porém, não surtiu efeito, já que o Santos tinha o jovem de 18 anos e Éverton Costa aberto pelos lados sem que Montillo ou Cícero chegassem como elemento surpresa pelo meio.

Grande destaque do Cruzeiro no Brasileirão, Everton Ribeiro somou na Vila mais um golaço ao seu repertório de pinturas na competição. Com a marcação frouxa, recebeu na ponta direita, tirou Mena para dançar e ainda invadiu a área antes de bater rasteiro e abrir o placar. A partir do gol, a Raposa ampliou ainda mais seu domínio da posse de bola e segurou a vantagem, explorando apenas os contra-ataques. Melhor durante todo o confronto, os mineiros fizeram por merecer a vitória conquistada fora de casa, resultado importante na corrida para assegurar o título com antecedência.

Na próxima rodada, o Cruzeiro terá confronto direto com o Grêmio, no Mineirão, domingo, às 17h, podendo garantir o título antecipado. Já o Santos vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco, no Maracanã, no mesmo dia, mas às 19h30.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 x 1 CRUZEIRO

Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data-Hora: 3/11/2013 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Neuza Inês Back (SC)
Publico/Renda: 9.460 pagantes/R$268.156,00
Cartões Amarelos: Everton Costa, Cicinho (SAN) e Tinga (CRU)
Cartão Vermelho: Não houve

GOL: Éverton Ribeiro, 9'/2ºT (0-1)

SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison (Alan Santos - 36'/2ºT), Arouca, Cícero e Montillo; Everton Costa (Geovânio - 13'/2ºT) e Willian José (Victor Andrade - intervalo). Técnico: Claudinei Oliveira

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Dedé, Léo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro (Tinga - 37'/2ºT), Dagoberto (Elber - 35'/2ºT) e Ricardo Goulart; Borges (Júlio Baptista - 23'/2ºT). Técnico: Marcelo Oliveira

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter