icons.title signature.placeholder Felipe Bolguese
01/02/2015
09:30

Em sua coletiva de apresentação, ainda no ano passado, Tite mostrou-se impressionado com um feito do antecessor Mano Menezes: o incrível aproveitamento na Arena Corinthians. A nova casa do Timão, que substituiu o Pacaembu, virou um “caldeirão”. Com Mano, o aproveitamento foi 75,9%, com 12 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota em 18 partidas.

No último sábado, o atual comandante “quebrou o gelo” no amistoso festivo diante do Corinthian-Casuals, clube amador da Inglaterra, com uma goleada por 3 a 0. Neste domingo, às 17h, realizará o primeiro jogo oficial, contra o Marília, pela estreia no Campeonato Paulista de 2015.

O estádio, inclusive, também “estreia” no Paulistão, após ser inaugurado em 18 de maio do ano passado. Naquela ocasião, foi a primeira e única derrota do Corinthians, em duelo diante do Figueirense, pelo Brasileirão. Depois, ninguém conseguiu superar a equipe em seu novo caldeirão. Todos os principais rivais já sofreram lá: Palmeiras (2 a 0), São Paulo (3 a 2) e o Santos (1 a 0).

Nesta temporada, Tite terá a missão de construir uma história vitoriosa em Itaquera, como foi no Pacaembu. Na antiga casa, em suas duas passagens anteriores pelo Timão (2004/2005 e 2010/2013), foram 126 jogos, 78 vitórias, 31 empates e apenas 17 derrotas. Lá, conquistou títulos como o Brasileirão de 2011, Libertadores de 2012 e Recopa Sul-Americana de 2013.

CURIOSIDADES DA ARENA CORINTHIANS

O primeiro e a última
O meia Giovanni Augusto, do Figueirense, foi o primeiro jogador a fazer um gol na Arena Corinthians. A vitória por 1 a 0 sobre o Timão, pelo Brasileirão, no dia 18 de maio, foi a primeira e única derrota da equipe no local.

O artilheiro
O principal goleador do Corinthians no estádio é o peruano Paolo Guerrero, com oito gols. Luciano, que marcou dois gols no duelo diante do Corinthian-Casuals, no último sábado, agora encostou, com sete gols.

Mais frequente
Com 18 jogos e 1620 minutos em campo, o goleiro Cássio é o jogador mais presente na nova casa do Corinthians.

Maior placar
A principal goleada do Timão na nova casa foi diante do Goiás, pelo Brasileirão. A equipe de Mano Menezes saiu atrás do placar, mas virou o resultado para 5 a 2. Luciano, que saiu do banco de reservas, fez três gols.

OS JOGOS DO TIMÃO EM ITAQUERA

1. Corinthians 0x1 Figueirense - Brasileirão
2. Corinthians 1x1 Botafogo - Brasileirão
3. Corinthians 2X1 Internacional - Brasileirão
4. Corinthians 3x0 Bahia - Copa do Brasil
5. Corinthians 2x0 Palmeiras - Brasileirão
6. Corinthians 1x1 Bahia - Brasileirão
7. Corinthians 5x2 Goiás - Brasileirão
8. Corinthians 1x1 Fluminense - Brasileirão
9. Corinthians 3x1 Bragantino - Copa do Brasil
10. Corinthians 1x0 Atlético-MG - Brasileirão
11. Corinthians 1x1 Chapecoense - Brasileirão
12. Corinthians 3x2 São Paulo - Brasileirão
13. Corinthians 2x0 Atlético-MG - Copa do Brasil
14. Corinthians 3x0 Sport - Brasileirão
15. Corinthians 2x2 Coritiba - Brasileirão
16. Corinthians 1x0 Santos - Brasileirão
17. Corinthians 1x0 Grêmio - Brasileirão
18. Corinthians 2x1 Criciúma - Brasileirão
19. Corinthians 3x0 Corintian-Casuals - Amistoso

COM A PALAVRA: TITE

'É um legado do Mano'

"Ter 80% (75,1%, na realidade) de aproveitamento no estádio novo é algo extraordinário. Pegamos agora esse legado do Mano Menezes também. Jogar na Arena Corinthians me faz pensar em um turbilhão de coisas. Tem a emoção de retornar ao clube pela terceira vez. É um local diferente, onde nunca tinha trabalhado...

Quando fiz o primeiro trabalho tático, eu senti dificuldade de me concentrar. Tu [sic] perde a noção de profundidade do gramado. É como ir em uma casa diferente, onde não está acostumado a frequentar.

A maior cobrança é a que eu tenho comigo mesmo. Mas o carinho das pessoas me faz cobrar mais ainda para eu poder retribuir. Vou retribuir com muito trabalho.

Vim ao estádio quando estava em fase de construção e brinquei com as pessoas que estavam próximas: “Tem um tijolo que eu coloquei, tem que cuidar direitinho” (risos). A noção de espaço e do local, eu confesso, tenho de me habituar, tive dificuldade de me concentrar, é um local novo. É muito bonito"