icons.title signature.placeholder Michel Castellar
29/11/2013
08:01

Os organizadores dos Jogos Olímpicos Rio-2016 festejaram ontem a oficialização dos locais de disputa das competições, mas ainda existe uma incógnita no programa de esportes: a sede das partidas de futebol de São Paulo. Oficialmente, elas estão programadas para ocorrer no Morumbi.

– Temos uma super-notícia: o Rio fechou todos os locais onde vão ser realizadas as competições. Ao compararmos com Londres, eles só conseguiram isso quando faltavam dois anos para o início dos Jogos e fizemos a quase três anos do início do nosso – festejou o prefeito carioca Eduardo Paes, nesta quinta-feira, ao sair da reunião com o Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a revisão de projeto dos Jogos carioca.

Mas o estádio paulista ainda não pode ser confirmado porque a decisão caberá à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Fifa. O Morumbi seria a sede mas, ao deixar de ser o estádio da Copa do Mundo de 2014, foi desvinculado da Rio-2016.

Na ocasião, o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, declarou que o estádio paulista dos Jogos seria o mesmo da Copa do Mundo: a Arena Corinthians. O caso sofreu uma reviravolta e até a Arena Palestra entrou na briga pelas partidas.

O futebol é o único esporte que terá sedes também fora do Rio. Além de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília realizarão jogos.

________________________________________

Ladetec pronto em abril de 2014

Uma das ações que mais satisfez os representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi a apresentação feita sobre as obras no Ladetec, o laboratório de análise de exames de doping, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A previsão é a de que ele tenha suas obras finalizadas em abril de 2014.

– Foi um avanço positivo e teremos de continuar a acompanhar todo o processo – afirmou o presidente do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman.

O Ladetec era o laboratório oficial tanto da Copa-2014 quanto da Rio-2016 mas foi descredenciado pela Agência Mundial de Antidoping (Wada), em agosto. Para voltar a poder fazer exames, precisa concluir as obras e iniciar um novo processo de cadastramento na Wada.