icons.title signature.placeholder Valdomiro Neto
27/06/2014
12:48

Torcida argentina fez muita festa no Beira-Rio (FOTO: AFP)

A cidade de Porto Alegre se prepara para receber seu último jogo na Copa do Mundo. E a perspectiva é que 12 mil alemães entrem na capital gaúcha, segundo dados do Consulado Geral do país. Os argelinos, adversários germânicos nas oitavas, também devem contar com bom apoio, como aconteceu no jogo contra a Coreia do Sul. A Argélia é a única seleção que jogará duas vezes no Beira-Rio no torneio (venceu os sul-coreanos opor 4 a 2 - único triunfo na primeira fase). 

E enquanto espera pela partida, Porto Alegre ainda "colhe os cacos" da marcante passagem argentina na última quarta-feira. Mais um barrabrava foi identificado na cidade na última quinta-feira. A Policia Federal, com auxílio da Brigada Militar, encontrou o torcedor no Shopping Praia de Belas. Seu nome, que não foi divulgado, não conta da lista prévia que a Argentina cedeu ao governo brasileiro entre os que não deveriam entrar no país. Porém, é tido como de alta periculosidade pelo governo vizinho e tem 24 horas para deixar o Brasil. 

Nas fronteiras do Rio Grande do Sul com a Argentina, nas cidades de Uruguaiana e Santana do Livramento, a policia barrou 15 desses torcedores até o dia da partida contra a Nigéria (vitória por 3 a 2). A estimativa é que cerca de cem mil argentinos tenham se dirigido a Porto Alegre para a partida. 

Nesta sexta, a Justiça do Rio Grande do Sul deu liberdade provisória a dois argentninos e um peruano presos por suspeita de furtar malas de hóspede de hotel próximo ao aeroporto Salgado Filho. No dia da partida, outros foram detidos por tentativa de roubo ou furto de ingressos e um vídeo chegou a flagrar um grupo batendo em um brasileiro e arrancando sua mochila. 

Apesar dos incidentes, as autoridades gaúchas avaliam o saldo do esquema de segurança montado para o jogo da última quarta-feira bastante positivo. Não houve, por exemplo, a tentativa de invasão verificada no Maracanã. Para a partida Alemanha e Argélia, o esquema de duas barreiras para filtro de ingresso e reforço do policiamento deve ser mantido, ainda que o risco avaliado para esse duelo seja menor. 

Alemanha x Argélia, quinto e último jogo da Copa em Porto Alegre, acontece na próxima segunda-feira, às 17h, no estádio do Beira-Rio, pelas oitavas de final. Os jogos anteriores ocorridos no estádio foram: França 3 x 0 Honduras, Holanda 3 x 2 Austrália, Argélia 4 x 2 Coreia do Sul e Argentina 3 x 2 Nigéria.