icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
20/03/2014
14:05

Por Amir Somoggi

'O estádio é um gerador de patrocínio. O Botafogo perdeu muito dinheiro com o Engenhão fechado, isso é óbvio. Mas no caso do Engenhão e do clube há outros pontos, e afirmar ao certo quanto o clube perdeu somente o Botafogo pode fazer. Esse valor (R$ 45 milhões), porém, me parece exagerado.

O clube deixou, obviamente, de adquirir renda. O estádio é do Botafogo e ele recebia de bares, shows, outros clubes que mandassem os jogos lá, entre outras possibilidades. Mas falta transparência ao Botafogo quanto aos números do Engenhão.

O estádio não aparece no balanço do clube, o que dificulta uma afirmação sobre essa questão. Quanto à questão de patrocínios, o Botafogo pode ter perdido alguns pela falta do estádio, é verdade, mas também pode ter perdido por culpa do próprio clube. Por exemplo, o patrocínio da Telexfree é uma ação que pode ter agregado ao clube valores negativos. Uma empresa com problemas que não atua no país e que pode ter afastado o Botafogo de novos patrocínios. Lembro também que não é porque o Botafogo foi à Libertadores que necessariamente ganharia muito dinheiro com patrocínios. Temos exemplos de clubes que jogaram a competição e que não conseguiram tantos patrocínios.'