icons.title signature.placeholder RODRIGO CERQUEIRA - enviado especial
06/06/2014
12:03

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo afirmou que cerca de 600 jornalistas devem fazer a cobertura da seleção da Espanha na competição. E como a equipe ficará instalada em Curitiba (hospedada no CT do Caju, do Atlético-PR), há um espaço que servirá de "quartel-general" para os espanhóis.

Este local não poderia ter um nome mais sugestivo: Praça da Espanha. Localizada em dos mais bairros mais frequentados de Curitiba, o Batel, e cercado de restaurantes e bares, a praça servirá como ponto de encontro dos espanhóis e também para a intalação de todo o equipamento de transmissão para redes de televisão. Há no espaço, inclusive, a Casa de Leitura Miguel de Cervantes - famoso escritor, poeta e autor teatral espanhol.

Casa de Leitura Miguel de Cervantes (Foto: Rodrigo Cerqueira)


Há muito tempo moradores do bairro, comerciantes e frequentadores pediam melhorias no local, que sofria com a degradação e ações de vândalos. E a Copa do Mundo e a presença dos espanhóis na cidade ajudou a acelerar esse processo. Nesta sexta-feira, por exemplo, funcionários da Prefeitura trabalhavam no local, cuidando da parte de jardim, pintura, limpeza e manutenção de calçadas.

Funcionários da Prefeitura trabalham na Praça da Espanha (Foto: Rodrigo Cerqueira)


Esta é a primeira parte de reformulação da Praça da Espanha, que depois da Copa do Mundo ficará fechada por quatro meses para uma reformulação total.

A Casa de Leitura Miguel de Cervantes preparou eventos de olho nos visitantes, que poderão acompanhar rodas de leitura com literatura espanhola e exposição de quadros da cultura espanhola.

Praça, que sofreu com degradação e vandalismo, passa por reforma (Foto: Rodrigo Cerqueira)


A praça também recebe aos sábados uma feira de antiguidades e de carros históricos. O comério local organiza um evento chamado Batel Soho, no qual promoverá a degustação e a oferta de pratos típicos brasileiros para os espanhóis. Há um espaço também com briquedos, no qual as crianças deitam e rolam brincando.