icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
16/07/2014
09:00

Atleta do salto com vara, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA

Na Europa é verão e os europeus adoram atividades ao ar livre. Assim, o atletismo ganha competições diferentes e a oportunidade de estar mais próximo do público com provas realizadas em ruas, praças, estações de trem e até em frente ao Palácio de Buckingham, conhecido como "The Queens House" (A Casa da Rainha), residência oficial da monarquia.

A Alemanha é o país que mais realiza esse tipo de eventos. O organizador escolhe uma ou mais provas e monta a estrutura, geralmente de metal com uma madeira por cima e a pista sobre esse tablado de madeira. Isso para as provas que têm corrida, como os saltos.

Já o arremesso de peso, por exemplo, é mais simples. Exige apenas o setor de arremesso e uma borracha para o peso aterrissar. As pistas são montadas de um dia para o outro, mas sempre com muita precisão. Tudo é aferido com laser para não ter nenhum desnível.

Ao longo dos últimos anos, o atletismo tem perdido espaço para outros esportes, principalmente para o futebol. Muitos estádios são feitos somente com campo, mas poderiam ser espaços multiuso se houvesse uma pista de atletismo junto. O atletismo está sofrendo com a falta de patrocínios e espectadores. Então, colocar o esporte perto do público é uma forma de divulgar. Esses eventos têm essa finalidade.

Nessas provas, o público fica bem próximo dos atletas, a facilidade é maior para chegar e assistir e as vezes pessoas que estão só de passagem acabam parando para ver. Em média, 3 mil pessoas prestigiam uma prova dessas. Normalmente, elas ocorrem em cidades pequenas.

A última em que participei foi em Hof, na Alemanha, mas em alguns dias (20 de julho) Londres vai organizar um evento com várias provas, em frente ao Palácio de Buckingham. Será um grande evento, já que, neste ano, Londres não recebeu a etapa da Liga Diamante – os ingleses estão preparando o Estádio Olímpico para o Campeonato Mundial de 2017.

Fabiana Murer é campeã mundial, da Liga Diamante e Pan-americana