icons.title signature.placeholder Diego Lima
13/02/2015
18:29



Atual campeã brasileira da modalidade Florete, a esgrimista Bia Bulcão, de 21 anos, disputou em janeiro, tanto no individual, como com a equipe brasileira, a etapa da Copa do Mundo de Esgrima em Gdansk, na Polônia. Apesar de ser eliminada por uma atleta da China, Bulcão fez um balanço positivo de sua participação.
- Foi a primeira vez que disputei um circuito internacional. Preciso de experiência e vi que estou jogando de igual para igual com atletas que estão no Top 8. Mas sinto que ainda me faltam dominar pequenos detalhes para começar a ganhar os jogos e esta experiência eu estou começando a ganhar ao participar destes torneios de alto nível. É uma evolução - disse.

E MAIS:
> Craque do Futuro: Gabriel Xavier mais próximo do Cruzeiro
> Qual a mais bela tenista da atualidade: vote

Bia também lembrou a prova por equipe, na qual o Brasil encerrou em 14º lugar. O resultado, na opinião da atleta, acabou sendo bom e indicou que a Seleção tem chances de sonhar com uma medalha no Pan do Canadá:

-  Perdemos para a equipe da Coreia, que é bem forte. Depois, perdemos para o Japão, contra quem fazemos partidas equilibradas e já vencemos uma vez. Mas é assim mesmo. O que precisamos é de estar participando de torneios.


Bia Bulcão, atleta do Pinheiros, é uma das esperanças brasileiras na Esgrima, na categoria Florete (divulgação)
 
A atleta do Pinheiros agora quer se sair bem nas competições que valem pontos para uma vaga olímpica: o Campeonato Pan-Americano, no Chile; os Jogos  Pan-Americanos, em Toronto; e o Campeonato Mundial, em Moscou.
 
- Meu objetivo é fazer um bom resultado o Pan-Americano, isso vai definir mais ou menos aonde dá para ir nas outras competições. Em seguida, antes do Pan e do Mundial, pretendo fazer uma climatização em Moscou, disse Bia, que precisa ficar no Top14 do ranking mundial, ou conquistar a vaga pelo Pré-Olímpico, para se garantir na Rio-2016.

Bia é a atual segunda colocada do ranking nacional, atrás de  Thaís Rochel, sua companheira no Pinheiros.