icons.title signature.placeholder Luis Fernando Coutinho
31/03/2014
15:28

Após a fratura na perna esquerda que chocou o mundo, em dezembro passado, Anderson Silva vem tendo sua recuperação acompanhada pelo público no mundo inteiro através dos inúmeros vídeos divulgados pelo atleta em suas contas em redes sociais. Porém, poucos são os privilegiados que estão vendo de perto a evolução do ex-campeão dos médios em sua caminhada rumo ao retorno ao esporte. Para buscar uma visão diferente sobre a situação de Spider, o LANCE!Net falou com Erick Silva, que tem presenciado alguns treinos do peso-médio na X-Gym e na Team Nogueira, no Rio de Janeiro. 

Ao ser perguntado se concorda com as declarações de alguns lutadores que duvidam da plena recuperação física e mental de Anderson, Erick defendeu o companheiro e declarou acreditar que tudo isso depende da cabeça dele. Segundo o meio-médio, muitas pessoas ficaram impressionadas com a cena da lesão, o que não significa que ela foi proporcionalmente grave a esse ponto. 

- Acho que tudo depende da cabeça do Anderson. Ele está bastante tranquilo, independente de qualquer coisa. As pessoas duvidam dele pela gravidade da lesão, mas ninguém nunca passou por isso para saber, então não sabe como está sendo a recuperação dele, não pode duvidar se ele vai voltar a chutar ou não. Tenho um amigo, o Gustavo Coelho, que teve a mesma lesão e está aí, indo bem. Dizem que a perna não atrapalha mais. Anderson sabe disso, e médicos dizem que quebrar não quebra mais. O osso fica mais forte do que antes. Se ele se agarrar nisso, vai voltar tranquilamente. Tenho certeza de que com a experiência que ele tem, tomará a atitude correta quanto a voltar ou não. Ele é experiente e sabe o caminho que deve tomar - analisou Erick, em conversa por telefone.

Sobre o desempenho de Spider no retorno aos treinos, Erick Silva admitiu que o companheiro ainda tem limitações, mas afirmou que a recuperação de Anderson é motivo de admiração por parte dos companheiros de treinos.

Erick treina com Spider na X-Gym e na Team Nogueira (FOTO: Divulgação)

- O Anderson está bem. O mais importante é ele estar bem de cabeça. Ele está indo muito bem, está com vontade de voltar logo e tem treinado direto. Já treinou chão, está fazendo treinamentos físicos e está bem tranquilo. Nós da equipe ficamos admirados com a rapidez da recuperação dele. Sabemos que não é 100%, mas pela gravidade da lesão, é impressionante como ele já está treinando. Tem limitações, claro, mas já está aí. Pessoas demoram mais a voltar diante de casos bem mais simples que o dele. Ele está treinando, se recuperando e fazendo o que gosta. Ele não consegue ficar parado. Acho que os treinos que ele tem feito são parte da essência dele. Ele ama o que faz - concluiu o meio-médio do Ultimate.

Após a vitória por nocaute conquistada em Jaraguá do Sul, Erick Silva volta a se apresentar no dia 10 de maio, quando fará a luta principal do UFC de Cincinnati contra o americano Matt Brown.