icons.title signature.placeholder Nathalia Laudano
13/07/2014
11:33

Neste domingo, a equipe brasileira de Chun Kuk Do, liderada pelo Mestre Clauber Rocha, embarca para Las Vegas. Lá acontece o Campeonato Mundial e a Conferência Internacional de Treinamento da UFAF – federação internacional criada pelo Grão-Mestre Chuck Norris. Entre os dias 17 e 20 de julho, no luxuoso hotel South Point, centenas de atletas se reunirão para treinar e competir.

- Chun Kuk Do significa “o caminho universal” e é uma arte marcial híbrida que combina elementos de diferentes modalidades como o tangsudo, o taekwondo e, inclusive, o jiu-jitsu brasileiro. Foi desenvolvida pelo campeão mundial de karate, Chuck Norris – explica Rocha.

Segundo o mestre, a equipe da Rocha Artes Marciais não voltou de mãos vazias em sua primeira ida ao campeonato, em 2013. Ele levou para casa o 2º lugar do sparring e o 3º do kata. Guilherme Görtz, instrutor e atleta da Rocha Artes Marciais, ficou com a 3ª posição no sparring de sua categoria e a 2ª no kata. Já a atleta Mariana Calvão, primeira mulher faixa-preta em Chun Kuk Do da América do Sul, ficou em 4º lugar no kata e 5º no sparring.

Na competição desse ano, Clauber e Guilherme vão acompanhados do também faixa-preta Alan Dias, e do graduado, Hugo Lorega. Eles estão otimistas com os possíveis resultados e esperam superar o feito do ano passado.

- A expectativa é de fazermos bonito como no ano passado e mostrar nosso talento... Mostrar a qualidade do brasileiro! – afirmou o mestre.

Mestre Rocha se prepara para o título mundial (Foto: Nathalia Laudano)

Clauber Rocha foi representante de grandes organizações de Taekwondo no estado do Rio de Janeiro, chegando ao grau de mestre em muitas delas, dá aulas de Chun Kuk Do há três anos e é o único representante da modalidade no Brasil.

- Confio no nosso trabalho e acredito que quem confia no que faz, nunca perde seu tempo. – diz Clauber.