Entrevista de Alex e especial ’60 anos de Zico’ ganham prêmio LANCE! de 2013

PDF prêmio lance
PDF prêmio lance

Escrito por

Pela primeira vez, desde a criação do Prêmio há 12 anos, dois trabalhos foram escolhidos pelo Conselho Editorial do Grupo LANCE! como os melhores de 2013. Não houve empate, como se pode pensar a principio. Mas tomou-se a decisão de dividir a premiação em duas categorias: mídia impressa e mídia digital, o que coincide com o compromisso da empresa em apostar nas novas plataformas de informação, reformulando os processos e o funcionamento da redação. Assim, os grandes vencedores pelos trabalhos publicados em 2013 foram Ary Moraes, no impresso, e Bruno Andrade, em digital. 

Ary venceu com o trabalho "60 anos de Zico", um caderno especial que comemorou o aniversário do Galinho de Quintino. Foi o autor do projeto gráfico, mas foi escolhido pelos jurados especialmente pelo infográfico em que resume, numa página dupla, toda a trajetória do ídolo.

Bruno Andrade foi escolhido por "Entrevista da Semana - Alex". Não fosse por nenhuma outra razão, o conteúdo da conversa e a importância do que foi dito pelo meia do Coritiba já justificariam a escolha. Afinal, foi a partir da publicação que se deu a aproximação entre ele e Paulo Andre, dando partida ao movimento Bom Senso FC.

Mas as razões foram além: a partir da publicação no diário, produziu-se um vasto conteúdo de repercussão e continuidade no LANCENET!, e na L!TV multiplicando-se a força das declarações num trabalho exemplar de crossmidia que pautou todo o noticiário da imprensa na semana.

COM A PALAVRA
Bruno Andrade
Repórter do LANCE!

"Entrevista agendada em cima da hora, correria para comprar passagem e ansiedade para conversar com um dos jogadores mais inteligentes (dentro e fora de campo) da história do futebol brasileiro. Uma mescla de nervosismo, emoção e prazer.

Alex me recebeu por volta de 11h no CT do Coxa com a seguinte frase: “Podemos conversar agora, por 15 ou 20 minutos, ou você pode esperar até 17h, quando vou terminar o treinamento”. Escolhi a segunda opção. Demorou. E como demorou. Mas valeu muito a pena.

Esclarecido e com declarações fortes, o jogador me atendeu por quase duas horas. Um bate-papo que jamais vou esquecer. Criticou a Globo, reclamou da CBF e sugeriu diversas propostas para o futebol brasileiros. Eu, pouco tempo depois, fui perceber que o Bom Senso FC começava ali. Que honra ter participado dessa história!"

E MAIS:
Alex: 'Quem manda no futebol brasileiro é a Globo' 

COM A PALAVRA
Ary Moraes
Editor de infografia do LANCE!

Fazer um caderno sobre Zico foi um duplo prazer: profissional, pela riqueza do tema; pessoal, como rubro-negro e fã do Galinho. O info principal foi uma produção cuidadosa.

Pela diferença na qualidade das fotos tive de fazer ilustrações de cada fase do jogador, explicando o trabalho físico que passou para corrigir a postura e fortalecer os músculos, até hoje referência na medicina esportiva. Um segundo info, mostrou a influência de Zico sobre outros jogadores, uma relação difícil de construir, que demandou muita pesquisa e consultoria dos colegas Carlos Alberto Vieira e Rodrigo Cerqueira.

Foi importante ainda a colaboração de Patrick Szymshek, coordenador de foto. Esta é a primeira vez que, como jornalista visual, recebo prêmio de jornalismo impresso. Já fui contemplado várias vezes, mas em categorias de design e infografia. A sensação é muito boa.

ÚLTIMOS ESCOLHIDOS 

2012
Rodrigo Vessoni por "155 mortes", um levantamento completo das vítimas de guerras de torcida em todo o país. Pela riqueza de apuração, os dados passaram a ser usados por órgãos oficiais do governo.

2011
Rafael Valessi, Eduardo Viana e Gilvan de Souza por "Rumo ao Pan", série de fotos exclusivas com atletas campeões apresentando a participação brasileira nas principais modalidades dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

2010
Michel Castellar por "Lucros da Copa 2014 nas mãos de Ricardo Teixeira" , primeira matéria publicada na imprensa denunciando a estranha composição societária do Comitê Organizador da Copa, que permitia ao ex-presidente da CBF, como pessoa física, apoderar-se de eventuais lucros registrados pela entidade

QUEM VOTOU

Matinas Suzuki e José Luiz Portella, titulares do Conselho Editorial do L!, Walter de Mattos Junior, fundador e editor do grupo, Luiz Fernando Gomes, editor-chefe, Carlos Alberto Vieira, Daniel Bortolleto e Guilherme Gomes, editores-executivos, Marcelo Damato, editor, secretário do conselho

 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter