icons.title signature.placeholder Rodrigo Vessoni e Felipe Bolguese
10/04/2014
10:06

Elias será apresentado nesta quinta-feira, ao meio-dia, no CT Joaquim Grava. Pouco antes, por volta das 11h, o volante responderá perguntas de 30 sócios-torcedores escolhidos dentro dos quatro planos do programa. Serão os primeiros contatos do badalado reforço alvinegro com a Fiel que, por sua vez, já analisa a equipe titular com ele.

Para facilitar a vida dos corintianos, o L!Net fez uma enquete durante a tarde de ontem com cinco opções de equipes titulares e sistemas táticos diferentes – não se levou em consideração o goleiro nem a zaga, sendo modificados todos os jogadores do meio para frente. Todos, claro, com o volante em campo. E, como esperado, a equipe que fechou a participação no Paulistão, venceu. Mais de 50% dos internautas votaram na equipe com esquema 4-2-2-2.

Elias entraria ao lado de Ralf, formando a dupla de volantes que atuou na temporada 2010. O primeiro com mais liberdade, enquanto o badalado reforço tendo mais liberdade para sair. À frente da dupla, Renato Augusto e Jadson, incumbidos de “fazer o time jogar”, de serem as cabeças pensantes com responsabilidade de levar a bola até os atacantes Romarinho e Luciano. Essa dupla, aliás, fechou o Estadual em alta, com oito e seis gols, respectivamente.

As outras opções de equipe e sistema tático ficaram com menos votos (ao lado). Opções essas que Mano Menezes ainda não testou, mas está disposto a tomar tal atitude após a parada para a Copa – Elias só poderá jogar na reabertura da janela de transferência, após o Mundial.

Em entrevista coletiva no CT, o treinador do Corinthians deixou claro que Elias será um dos seus titulares, até pela trajetória vitoriosa dentro do clube e da experiência que adquiriu na Europa. Porém, questionado sobre qual esquema tática e/ou companheiros no time, se esquivou:

– Essa é a parte positiva de se qualificar, é a de ter parâmetro maior, passa a concorrer com jogador de nível de Seleção, para estar ao lado ou ocupar a vaga dele, tem de trabalhar mais e mais. Os jogadores que estão aqui vão trabalhar intensamente para isso – lembrou.

– O torcedor sabe a importância de ter um jogador com poder de decisão como ele tem, que chega de trás para ajudar – completou.

Elias será apresentado hoje. Seu primeiro oficial demorará para acontecer. Mas a verdade é que, no Corinthians, é ele e mais dez.

ENQUETE NO LANCENET!:

4-2-2-2 (O VENCEDOR)
O Corinthians ideal para mais de 50% dos torcedores que votaram em enquete do L!Net tem Elias ao lado de Ralf como volantes, Jadson e Renato Augusto armando, e Luciano e Romarinho, artilheiros do time no ano, como atacantes.

4-3-3
O time com o trio Luciano-Guerrero-Romarinho no ataque é a segunda opção dos torcedores. Ralf, Elias e Jadson formam o meio de campo.

4-4-2
A única das cinco opções da enquete que não tem Ralf ficou em terceiro. Guilherme e Elias são os volantes da possibilidade de time superofensivo.

4-3-1-2
A opção mais defensiva, com Ralf, Guilherme e Elias como volantes e apenas Jadson armando, ficou em quarto lugar, com pouco mais de 10%.

4-2-3-1
O esquema implantado por Mano, em 2008, e mantido por Tite na era áurea ficou em último lugar entre as cinco citadas. Elias seria um dos três meias.