icons.title signature.placeholder Marcello Vieira
18/04/2014
07:14

Conforme o LANCE!Net antecipou nesta quarta-feira, o Fluminense acertou a contratação do volante Edson, que se destacou no Campeonato Paulista pelo São Bernardo. A expectativa dos dirigentes do Tricolor é de anunciar o novo reforço no site do clube na próxima terça-feira, data em que todas as assinaturas pendentes no contrato, que já foi redigido, deverão estar concluídas. Mais do que apenas uma contratação, o talento do atleta é visto com grande entusiasmo.

Há tempos os dirigentes do Tricolor queriam contar com um volante que tivesse as características de Edson. Além de ter poder de marcação, o jogador, na visão dos cartolas, tem facilidade para chegar ao ataque e boa estatura. Além disso, pode fazer três funções no meio de campo e conferir mais verticalidade à equipe. Algo em falta atualmente. Fator decisivo para que o clube carioca sinalizasse positivamente para fechar o negócio.

A reportagem do LANCE!Net conversou com pessoas ligadas ao São Bernardo. Houve consenso de que o Tricolor está fazendo um grande negócio. A comparação quanto ao estilo de jogo de Edson com Paulinho, volante da Seleção Brasileira, é imediata. Todas, inclusive, advertiram que não estavam exagerando.

Diretor de futebol do São Bernardo, Edgar Montemor, também elogiou bastante a nova contratação do Tricolor.

– É uma pessoa muito humilde. Quando contratamos ele junto ao ABC tivemos uma grande concorrência. Particularmente, não consigo separar um defeito no futebol dele. É um jogador completo. Falo sério. Acho que o que faltava a ele era uma grande vitrine como será o Fluminense. O caminho natural é a Seleção Brasileira – disse o dirigente, que afirmou já ter ouvido do presidente do clube que precisará se desdobrar para trazer um novo Edson. Agora é ver para crer.

Na mira do Flu, Edson do São Bernardo mostra oportunismo






Cirurgia e treino em 30 dias

Durante o Campeonato Paulista, Edson teve uma lesão no ombro na quarta rodada, atuou com o problema durante certo tempo e mais recentemente teve de passar por uma cirurgia que foi bem-sucedida. Quando o jogador não pôde atuar pelo São Bernardo, a equipe teve uma queda de rendimento e o próprio presidente da equipe paulista, Luiz Fernando, disse que a piora do time, na opinião dele, teve relação direta com a ausência do jogador. A recomendação médica é de que o atleta repouse. O Fluminense espera poder contar com Edson treinando normalmente em cerca de 30 dias. O ponto positivo é que o problema não chega a comprometer o desempenho do volante no restante da temporada.

Chegada de Edson é fruto de observação

A chegada do volante Edson ao Fluminense é parte de um trabalho recente de observações do mercado nacional e sul-americano desenvolvido pelo gerente de futebol, Marcelo Teixeira, em parceria com o coordenador técnico, Ricardo Correia. Ao LANCE!Net, Marcelo falou sobre a iniciativa do clube.

– Começamos um trabalho de observação geral no ano passado envolvendo todo o Brasil e a América do Sul. Temos um foco muito grande em todas as divisões do país e um mapeamento do mercado sul-americano. É uma prática que, além de passar por mim e pelo Ricardo Correia, conta também com o acompanhamento constante do Ricardo Tenório. Já identificamos algumas possibilidades que podem ser úteis para o Fluminense – explicou.

Recentemente, o Flu tentou sem sucesso as contratações do lateral Walter Kannemann, do San Lorenzo, e do zagueiro Carlos Izquierdoz, do Lanús, jogadores que foram indicados por Marcelo Teixeira e Ricardo Correia. Cientes de que o time precisa se reforçar, novos atletas devem chegar desta parceria.

Negociação direta com o BMG

A contratação de Edson não renderá um centavo aos cofres do São Bernardo. Isto ocorre porque o volante do clube paulista tem todos os direitos econômicos pertencentes ao BMG. Neste sentido, a negociação do Fluminense pela contratação do jogador foi feita diretamente com os representantes da instituição bancária. Edson chegará ao Tricolor com contrato de um ano e opção de compra de cerca de R$ 1,2 milhão ao fim do vínculo. Caso se destaque, o Fluminense pode contar com parceiros para viabilizar o negócio. Vale lembrar que a relação com a Unimed-Rio está estremecida e a continuidade do patrocínio é uma incógnita para todos nas Laranjeiras.

Bate-Bola

Edgard Montemor
Diretor de futebol do São Bernardo

Como foi a chegada de Edson ao São Bernardo?

Nós o vimos atuando muito bem pelo ABC no ano passado e fizemos uma proposta para que viesse reforçar o São Bernardo. Conseguimos vencer a disputa com outros clubes e convencemos o Edson a acertar conosco por causa da estrutura que possuímos e também pelo sério projeto de futebol que temos para o clube.

Qual a sua impressão sobre o jogador? Muitos o estão comparando ao Paulinho, volante da Seleção Brasileira.

Não acho que seja uma comparação exagerada. Falo sério. Não vejo uma lacuna no jogo do Edson. Ele tem bom passe, chegada na frente, chuta bem. Tem tudo para chegar à Seleção Brasileira, a exemplo do que ocorreu com o Paulinho.

Além do Edson, teve alguma proposta do Fluminense por outro atleta do São Bernardo. O Marino chegou a ser especulado no Flu...

Não chegou nada. A proposta ao Edson, na verdade, é direcionada ao BMG e não ao São Bernardo. O Marino sim, tem direitos vinculados ao São Bernardo, mas posso garantir que não houve sondagem. Fez uma boa dupla com o Edson.

Com a palavra
Renato Rodrigues - Setorista do Corinthians no LANCE!Net e que acompanhou Edson de perto no Campeonato Paulista

Edson pode ser uma boa aposta do Flu

Edson pode ser considerado uma boa aposta para o Fluminense. Fez um bom Paulistão-2014 e chegou a ser observado pelo Corinthians, que não investiu nele por ter muitos volantes no elenco. O clube contratou Elias para o setor, justamente quando o volante do São Bernardo esteve mais perto. Naturalmente, não teve como existir concorrência entre uma promessa e outro jogador que passou pelo Corinthians e que é uma realidade bem-sucedida.

O Edson é um jogador com muita força física e potencial. Jovem, precisa ser trabalhado antes de virar titular de uma equipe grande. É bastante diferente você se destacar num time de menor expressão como o São Bernardo e depois atuar pelo Fluminense na Primeira Divisão. Não necessariamente o jogador irá render da mesma forma tendo mais responsabilidade. Mas certamente é um atleta com um futuro promissor, principalmente por ter características de um volante moderno, que marca, passa e chega bem à frente para finalizar. Como disse, é uma aposta interessante.