icons.title signature.placeholder Roberto Veloso
30/12/2013
09:21

Uma parceria que funcionou em 2008 será reeditada na próxima temporada e enche de esperança a torcida tricolor. Foi na Libertadores daquele ano que Darío Conca começou a ter maior destaque no futebol brasileiro. O técnico, na ocasião, era Renato Gaúcho, já contratado pela diretoria do Flu. No último sábado, no amistoso de fim de ano organizado por Zico, no Maracanã, ambos se reencontraram, atuaram no mesmo time e trocaram elogios. 
 
– Conheço muito bem o Renato Gaúcho. É um grande profissional, uma grande pessoa e espero ajudá-lo, pois devo muito a ele. Espero voltar ao Fluminense muito melhor do que estava quando saí – disse Conca, para ser retribuído logo em seguida por Renato:
 
– Trabalhei com o Conca no Flu e no Vasco e será uma honra ter novamente esta oportunidade. Ele é um craque e vai nos ajudar bastante no próximo ano.

Será a quarta vez que Darío Conca e Renato Gaúcho trabalharão juntos. Tudo começou no Vasco, em 2007. O meia ainda se adaptava ao futebol brasileiro e era reserva, mas mostrava talento. No ano seguinte Conca e Renato foram para o Flu e o argentino conquistou a titularidade em meio à Libertadores e brilhou com a camisa tricolor. Em 2009, o argentino novamente foi comandado pelo treinador, também no Flu, num curto período que precedeu a chegada de Cuca e o Time de Guerreiros. 

Renato Gaúcho sabe como escalar Darío Conca e o histórico de ambos pode ser o ponto de partida para a formação de um time que será bastante modificado. Depois de um ano de muitas turbulências, o retorno de dois ídolos históricos pode funcionar como espécie de resgate da autoconfiança e protagonismo do Fluminense no país.

Argentino festeja retorno ao Maracanã

Foram cerca de dois anos e meio no Guanghzou Evergrande, da China. No sábado, finalmente Conca retornou ao Maracanã e pôde conhecer o estádio reformado para a disputa da Copa do Mundo e também matar a saudade. O último jogo do argentino no palco mais tradicional do futebol brasileiro ocorreu no dia primeiro de setembro de 2010, quando o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Palmeiras. 

– É lindo poder voltar a um estádio tão bonito. Não conhecia o Maracanã após a reforma e voltar aqui me dá alegria. Espero poder fazer as coisas bem nos jogos do Fluminense – afirmou o meia minutos antes da confraternização de fim de ano de Zico.

Além de retornar ao cenário de grandes atuações, Darío Conca também terá a possibilidade de jogar com antigos companheiros de Fluminense que seguem no clube como Diego Cavalieri, Gum, Carlinhos, Fred, entre outros como Diguinho e Valencia, que têm a permanência indefinida no elenco para a próxima temporada.

Recorde à vista para Renato

Com o retorno ao comando do Fluminense, Renato Gaúcho pode recuperar uma marca histórica e importante pelo clube. Após ter sido ultrapassado por Abel Braga, que treinou o Flu nos últimos anos, o técnico deve voltar à terceira posição no ranking de treinadores que mais comandaram o Flu. Atualmente a diferença de Abelão para Renato é de 33 jogos, isto é, 217 partidas contra 184. Caso fique nos próximos três anos no Tricolor, como a diretoria inicialmente deseja, Renato Gaúcho pode até ultrapassar Ondino Vieira, segundo da lista, com 166 confrontos como técnico do Flu. Em contrapartida, Zezé Moreira, com incríveis 497 jogos, segue inalcançável e deve permanecer no topo durante um longo tempo.

Renato acredita em reformulação

No que depender de Renato Gaúcho, Darío Conca será apenas o primeiro reforço do Fluminense para a próxima temporada. No sábado, no Maracanã, o treinador deixou claro que planeja contar com muitos reforços apesar de reconhecer a qualidade de vários dos atletas que permanecerão no Fluminense para a próxima temporada. De acordo com Renato, uma grande reformulação deve ocorrer. O LANCE! apurou que esta é uma tendência bastante real, uma vez que cerca de 13 jogadores devem deixar as Laranjeiras já no início desta temporada. Alguns deles inclusive já foram embora, como o zagueiro Anderson e o meia-atacante Rhayner. O torcedor do Fluminense pode aguardar por muitas caras novas na equipe.