icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
11/03/2014
20:00

Ninguém poderia esperar há um mês que a partida entre Barcelona e Manchester City, que será disputada nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, representaria um divisor de águas tão grande para ambos. A classificação irá aliviar uma grande pressão, enquanto que para o lado perdedor poderá representar um forte início de crise.

Embora chegue ao duelo no Camp Nou com a vantagem de ter vencido a primeira partida por 2 a 0, na Inglaterra, o Barcelona carrega o peso da derrota para o Valladolid, por 1 a 0, pelo Campeonato Espanhol. O clima ficou pior pelo fato do Barça ter jogado mal, distante do futebol que era apresentado antes da chegada do técnico Tata Martino.

Quanto ao City, o revés do fim de semana passada resultou na eliminação do clube da Copa da Inglaterra. O badalado time dirigido por Manuel Pellegrini perdeu para o Wigan, da Segunda Divisão, por 2 a 1, em pleno Etihad Stadium, em Manchester.

Panorama bem distinto daquele do início da temporada. O Barcelona apresentava a contratação de Neymar, e engrenou oito vitórias consecutivas nas oito rodadas iniciais do Campeonato Espanhol. O Manchester City, por sua vez, tinha a ilusão de conquistar os quatro títulos que disputaria na temporada: Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra, Copa da Liga e a Liga dos Campeões.

No último mês, o Barcelona viu seus rivais Real Madrid e Atlético de Madrid o ultrapassarem na liga espanhola. E embora esteja na final da Copa do Rei, contra os merengues, o Barça chega sob desconfiança da torcida. Afinal, cabe lembrar que a equipe também perdeu para Valencia e Real Sociedad no campeonato.

- Com chances no Campeonato Espanhol, bem posicionado na Champions e na final da Copa, não tenho com que me preocupar. Em nenhum momento houve qualquer conversa sobre o meu futuro, e muito menos com o futuro do elenco - despistou Gerardo Martino na coletiva, ao ser questionado sobre os rumores em torno da possibilidade de sua saída.

Mudando de lado, além da eliminação na Copa da Inglaterra, o City ocupa a quarta colocação no Campeonato Inglês, embora esteja com três jogos a menos em relação ao líder Chelsea. A temporada pode terminar apenas com uma, das quatro taças sonhadas: a Copa da Liga Inglesa.

- Vencer quatro títulos na mesma temporada seria algo complicado. A eliminação na Copa da Inglaterra nos abalou um pouco, mas sabemos que podemos enfrentar e vencer qualquer adversário. Então, certamente, que a derrota para o Wigan foi uma decepção - revelou o goleiro do City, Joe Hart.