icons.title signature.placeholder Caio Carrieri, Eduardo Mendes, Maurício Oliveira e Thiago Salata
03/07/2014
09:10

A Seleção Brasileira de Luiz Felipe Scolari sempre teve muita afinidade com o Ceará, desde a primeira passagem do treinador, que escolheu o estado para fazer o primeiro jogo antes do Penta e a partida de retorno ao país após a conquista. Por outro lado, não se pode dizer o mesmo sobre a participação de jogadores cearenses na história da Amarelinha.

São apenas nove (veja relação abaixo) ao longo dos cem anos de existência do selecionado, nenhum em Copas e só um campeão, que carrega orgulhosamente as suas raízes jogando futebol pelo mundo: Dudu Cearense, integrante do grupo que faturou a Copa América de 2004 sobre a Argentina, nos pênaltis, no Peru, sob o comando de Carlos Alberto Parreira, atual coordenador-técnico.

– Para mim é um prazer imenso saber disso, eu não imaginava. E essa conquista já faz dez anos. Em 2003 eu fui campeão mundial sub-20, um dos melhores da competição. Sempre foi uma honra exibir o nome do Ceará na Seleção – declarou ao LANCE!Net o volante, que aos 31 anos se transferiu para o Maccabi Netanya, de Israel.

Dudu começou como titular do time na campanha de dez anos atrás, mas perdeu a posição no meio para Kléberson. De Israel, ele acompanha o desempenho da equipe na Copa e analisa o caso de Paulinho, preterido por Scolari contra o Chile, mas que deve retornar aos 11 iniciais ante a Colômbia na vaga do suspenso Luiz Gustavo.

– Paulinho estava mal posicionado, queria sempre estar na área e tinha pouco contato com a bola. Então ficava sumido do jogo. O Luiz fará muita falta nessa próxima partida, ele era o equilíbrio da Seleção – analisa o fortalezense.

A última convocação de Dudu foi em 2007, com Dunga.

OS CEARENSES NA SELEÇÃO
Osvaldo
Chamado por Felipão no primeiro semestre de 2013.
......................

Dudu Cearense
Iniciou sua trajetória na Copa das Confederações de 2003, em que não saiu do banco. Depois, foi Campeão da América.
......................
Jônatas
O volante apareceu no Flamengo. Convocado por Dunga em 2006, não jogou.
......................
Jardel
Teve 11 convocações entre 2006 e 2002. Marcou um gol.
......................
Outros
O zagueiro Adriano (1995), o atacante Mirandinha (1987/1989), o atacante Babá (1961), o meia Zé de Melo (1959) e o lateral Geroldo (1959).