icons.title signature.placeholder Leo Burlá
19/06/2014
07:08

A organização e disciplina suíça não são apenas um privilégio da seleção dirigida pelo técnico Ottmar Hitzfeld. Fora dos gramados, estes conceitos também estão presentes no cotidiano da equipe.

A constatação é de Luigi Rotunno, proprietário do hotel em Porto Seguro que hospeda os europeus durante o Mundial. O executivo contou que não há um só detalhe que tenha escapado do planejamento da equipe. Dos rótulos dos vinhos aos temperos que são usados nas refeições dos suíços.

Para controlar o que é servido à mesa, a Federação Suíça de Futebol enviou com antecedência o chefe de cozinha que cuida do cardápio do grupo de jogadores. Após chegar com uma imensa lista de produtos, ele fez uma varredura nos mercados do município baiano para ver o que precisava ser importado. Assim, quilos e mais quilos de queijo chegaram ao Brasil junto com a delegação.

Condimentos locais e produtos congelados ou enlatados são expressamente proibidos. Segundo Rotunno, picanha assada e peixes típicos da região dão o tom do cardápio. Para beber, muita, muita água de côco. Por refeição, 40 frutas são consumidas pelo grupo.

- Absolutamente nada fugiu do planejado. A organização e disciplina com que eles trabalham é impressionante - disse Rotunno ao LANCE!Net.

Enquanto os croatas já foram flagrados tomando banho sem roupa na piscina, os suíços, segundo o proprietário, seguem uma rigorosa disciplina. No único dia livre até o momento, o time jantou em uma churrascaria e logo voltou à base.

A equipe tem uma área exclusiva no hotel, mas a convivência com os hóspedes não é vedada.

- Eles só precisaram escapar do assédio assim que voltaram do jogo de estréia (Suíça 2 x 1 Equador), pois ali já tinha muita gente esperando por eles. Nós mesmo contratamos uma banda para recebê-los - contou o executivo.

É com estas mesmas armas que a Suíça se prepara para enfrentar a França, sexta-feira, na Fonte Nova. No que depender do cuidado fora das quatro linhas, o time já pode sonhar em carimbar com antecedência a sua vaga rumo às oitavas de final da Copa de 2014.