icons.title signature.placeholder Michel Castellar
16/02/2015
16:23

O trio de diretores Criativos responsável pelas Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio acompanhou o primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, na Sapucaí, na noite de domingo, para fazer observações para o evento de 2016. Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Fernando Meirelles foram para o camarote da prefeitura carioca e chegaram a descer na pista, durante a passagem da Estação Primeira de Mangueira.

- Viemos trazer uma diretora de arte inglesa, que trabalhou na Cerimônia de Londres e estará conosco. Ela nunca tinha visto o desfile – disse o cineasta Meirelles.

Como o carnaval é uma das expressões máximas do brasileiro, ele estará presente nas Cerimônias. Meirelles confirmou que, em algum momento, a festa momesca será retratada. O premiado diretor de filmes, como Cidade de Deus (2002) e Ensaio sobre a Cegueira (2008), contou que o orçamento das Cerimônias ainda não foi concluído.

Mas frisou não ser esta uma preocupação de momento. O mais importante segundo Meirelles é o fato de a Cerimônia já ter um escopo. E que o momento é o de desenvolvê-lo. Em janeiro, o L!NET revelou que o rascunho das Cerimônias estava pronto, após um processo que teve início em 2013.

Na ocasião, o diretor executivo de Cerimônias do Comitê Organizador Rio-2016, Leonardo Caetano, explicou que só falta o aval do Comitê Olímpico Internacional (COI).

– Com a aprovação desse rascunho, daremos início ao processo de pré-produção. Algumas coisas já foram feitas e outras não – afirmou o diretor executivo de Cerimônias do Comitê Rio-2016.

A previsão é a de que a aprovação do rascunho das Cerimônias de Abertura e Encerramento ocorra a partir de segunda-feira, quando a Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio-2016 iniciará uma nova revisão de projeto na capital fluminense. A escolha do trio de diretores criativos teve por base três características principais: a capacidade de trabalhar com grandes orçamentos, em grupo e saber ouvir.

[[GAL:LANPGL20150216_0002]]