icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
01/04/2014
14:49

A Assembléia Geral das Nações Unidas instituiu a data de 06 de abril como o Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz. O projeto criado por uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) e anunciado oficialmente na sede das Nações Unidas em agosto, a data serve para promover o papel do esporte como um instrumento de serviço social e uma ferramenta universal para a paz.

O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) comemora a ação, que marca uma nova etapa nos esforços para destacar os benefícios do esporte e do estilo de vida saudável no desenvolvimento social pleno, o esporte como uma ferramenta de desenvolvimento importante, que aumenta a auto-confiança, capacita os jovens e promove a saúde. O esporte possui uma linguagem comum, internacional, e pertence a todos, sendo um forte fator de unificação no processo de transformação de conflitos e construção da paz.

Para tornar a campanha mais atraente e convencer o público sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento, tolerância e paz o PNUD nomeou personalidades do mundo esportivo como embaixadores da boa vontade. Alguns nomes se destacam, como Ronaldo 'Fenômeno', Zinédine Zidane, Didier Drogba, Iker Casillas, Marta Silva (jogadora brasileira de futebol) e Maria Sharapova. Todos irão ceder suas imagens para promover a causa, destacando como o esporte pode contribuir para a educação, saúde, igualdade de gênero, inclusão social, solidariedade, tolerância, desenvolvimento e a paz.

- Vai ajudar a espalhar a consciência sobre a importância do esporte como ferramenta para construir um mundo melhor e mais pacífico, e reconhecer o potencial do esporte para criar uma mudança social positiva em todo o mundo. É também uma oportunidade de nos unirmos e comemorarmos juntos - disse Didier Drogba, em nome da equipe do PNUD.

Todos os embaixadores estarão nas próximas campanhas para comemorar o Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz. Todos juntos, como uma equipe unida.