icons.title signature.placeholder Valdomiro Neto
17/06/2014
17:17

Van Gaal comanda atividade aberta para a imprensa no Beira-Rio (FOTO: William West/ AFP)

O técnico da Holanda, Louis Van Gaal, não quis revelar se manterá ou não contra a Austrália o esquema da goleada sobre a Espanha por 5 a 1. Na atividade de reconhecimento do gramado, aberta à imprensa, ele testou o atacante Lens no lugar do zagueiro Vlaar, deixando a equipe com três atacantes (os outros dois são Robben e Van Persie) e, em tese, ainda mais ofensiva. Todas as vezes em que foi questionado a respeito, na coletiva oficial de véspera de partida, no Beira-Rio, o comandante laranja deixou claro que pensa na equipe jogo a jogo, a depender do adversário e do momento da competição, e que pode mesmo promover alterações nesta quarta.

- Existe diferença entre os jogos. Contra a Austrália podemos aplicar uma tática diferente daquela utilizada contra a Espanha. Não vou falar sobre isso porque pode ser determinante durante o jogo. 

Van Gaal afirmou que não há euforia no ambiente da equipe por conta do placar contundente da estreia e que "todos sabem que não será tão fácil assim" chegar ao título. O treinador fez uma defesa do futebol do seu país ao ser questionado sobre o fato de, apesar das boas campanhas, jamais ter levantado o troféu mundial. 

- Isso é uma opinião sua (respondendo a repórter sobre a falta de conquistas). Se você não mostra respeito pelo futebol holandês, o mundo respeita bastante. Via de regra, jogamos um bom futebol e, como um país pequeno, até que chegamos longe. Chegamos três vezes à final(74, 78 e 2010) . Apenas uma equipe pode vencer, são circunstâncias do jogo.