Demitido do Figueirense, Guto Ferreira volta ao comando da Ponte Preta


Escrito por

Poucas horas após ter sido demitido do Figueirense, Guto Ferreira está de volta ao comando da Ponte Preta. O técnico chega para assumir o cargo deixado por Dado Cavalcanti, que rescindiu com a Macaca na última segunda-feira após o mau início de Série B do Campeonato Brasileiro - a equipe é a décima colocada, com apenas quatro vitórias nos 12 primeiros jogos. A informação foi confirmada oficialmente pelo clube na manhã desta quinta-feira.

Na última quarta-feira, antes do jogo contra o Vasco, pela Copa do Brasil (derrota por 2 a 0, no Moisés Lucarelli), um possível acerto com o ex-meia Ricardinho foi ventilado na imprensa local, que dava a contratação como certa. Mas a informação foi desmentida após a partida pelo diretor de futebol Hélio Kazuo, que optou por um velho conhecido da torcida. A primeira opção da diretoria era Gilson Kleina, outro ex-treinador do clube, mas não houve acerto salarial.

- Pra mim é uma emoção muito grande voltar para cá, tive momentos maravilhosos na Ponte Preta, uma instituição com sintonia muito grande entre time, diretoria e torcida. Quero fazer um trabalho ainda melhor e levar a Ponte de volta à Série A, de onde nunca devia ter saído. Estou muito feliz em estar de volta - declarou Guto, ao site oficial do clube.

Guto Ferreira treinou a Ponte entre 2012 e 2013: em 41 jogos, foram 19 vitórias, 11 empates e 11 derrotas. O treinador substituiu Gilson Kleina na reta final do Brasileirão de 2012 e garantiu a equipe na Série A. Em 2013, fez ótima campanha no Paulistão, batendo o recorde de invencibilidade do clube na história do Estadual - 16 jogos -, mas foi goleado pelo Corinthians nas quartas de final (4 a 0), o que não agradou a diretoria.

Apesar de ter conquistado o Torneio do Interior, não resistiu ao mau início de Brasileiro e foi demitido. Dois meses depois, assumiu a Portuguesa, que estava na lanterna da Série A, e conseguiu salvar a equipe do rebaixamento - pelo menos no campo, já que o clube caiu para Série B por conta da escalação irregular do meia Heverton.

Guto deixou a Lusa durante o Paulistão deste ano e, em abril, foi contratado pelo Figueirense, mas comandou a equipe em oito jogos, com apenas duas vitórias, e foi desligado na última quarta-feira.

Na Ponte, Guto terá a missão de colocar ordem na casa. A equipe tenta se recuperar na Série B para conseguir o grande objetivo da temporada: o acesso à elite do futebol brasileiro. Já na Copa do Brasil, a situação também é complicada, após a derrota da última quarta-feira, diante do Vasco, em casa. O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, em São Januário.

O Cruz-Maltino deverá ser o adversário da estreia de Guto Ferreira, neste sábado, no Moisés Lucarelli, pela Série B. O treinador é esperado no Moisés Lucarelli nesta sexta-feira, para acertar os últimos detalhes e ser apresentado oficialmente à imprensa.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter