icons.title signature.placeholder Thiago Correia
24/07/2014
07:57

No ano passado o FC Porto Brasil, delegação do Dragão no país, intensificou os seus trabalhos, e o peneirão feito em Taubaté foi um sucesso. Tanto que em 2014, os eventos se intensificaram, e depois de mais uma reunião de jovens sonhadores, o vencedor vai ter a chance de ir a Portugal.

Há alguns meses foi o vencedor de Taubaté, Nathan, agora é a vez de Marcelinho. O garoto, que viajou de Santos a Campinas quase todos os dias de peneira, foi o destaque entre os mais de 500 garotos. E além de sonhar com o futebol, é um dos melhores alunos de sua escola, e até pensa em estudar Medicina. Mas ser jogador, para um garoto é o sonho mais alto.

- Ele tem vocação e capacidade, deslumbra com isso, mas sem misturar as coisas - diz Marcelo Marques, pai do jovem, ao LANCE!:

- Não se desprende do estudo, do ensinamento, tem grande facilidade de aprender, assimilar conhecimento.

E por acaso, e sem querer ser "puxa-saco", o pai de Marcelinho garante que já existia uma relação com o Porto. E agora, vai poder conhecer o clube de perto.

- Para ele é um sonho, até porque quando ele tinha uns quatro anos, começou a jogar futebol e video game, e ele dizia que queria jogar no Porto. Ele tinha o Hulk como jogador preferido - lembrou Marcelo.

Jovens preparam-se para jogar no peneirão (Foto: Divulgação)

Após o sucesso, o FC Porto Brasil se animou. Outros projetos que visam socializar, dar bons exemplos estão em pauta e alguns confirmados. Peneirões serão mais quatro só em 2014. Fortaleza e Rio de Janeiro estão certos, Belo Horizonte em negociações, e mais uma cidade a definir. A capital cearense vai ganhar mais quatro escolas, assim como Nova Iguaçu. No mês das crianças, outubro, atividades em shoppings de Campinas, Taubaté e Rio.

Outras viagens estão agendadas. O Porto Brasil vai bancar, além de Marcelinho, mais dois jovens. Um grupo de 15 também vai para a Terrinha para fazer as atividades por lá. Até um evento de pôquer para 2015 está programado.

POR POUCO NADA ACONTECE
Quase que o sonho de Marcelinho não se realizou. O garoto jogava futsal no Santos, mas resolveu sair para se aventurar no campo. Porém, o clube o chamou para um torneio em Dallas (EUA). Por ter uma viagem de família marcada, o pai não o liberou para ir. Passado um tempo, já nos últimos momentos de inscrição, o pai do garoto soube do peneirão.

- Um primo mandou e-mail e perguntou se interessava, era 11h, e o peneirão ia até 12h. Eu via ele frustrado por não poder ir a Dallas, e inscrevi. Aí mostrei, ele com certo desdém, disse que queria ir para Dallas, nada de peneira - contou Marcelo, pai do jovem craque:

- No primeiro dia já se sentiu familiarizado, assimilou bem. E disse para ele: ""Está vendo como não pode ter desesperado, as coisas acontecem na hora certa, não era para ter ido a Dallas". Aí ele disse que tinha razão, mas não tenho de nada. A grande virtude do atleta é perseverança.

Marcelinho com o seu pai após a vitória (Foto: Divulgação)


PRÓXIMOS EVENTOS
Peneirões
O Porto Brasil vai fazer mais quatro peneirões em 2014. Fortaleza e Rio estão confirmados

Escolas
Nova Iguaçu vai ganhar uma escola com o padrão de qualidade do Porto Brasil. Quatro cidades cearenses também estão no programa

Mês das crianças
Dois shoppings do Rio, um de Campinas e um de Taubaté vão receber programação especial em outubro

Pôquer
Além do futebol o Porto Brasil está nas cartas. Em 2015 vai fazer quatro torneios, e a final será em Portugal