icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
08/07/2014
10:20

O jugalmento do atleta paralímpico Oscar Pistorius estão chegando ao fim. Os advogados de defesa dele, que é acusado de assassinar a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, disseram que encerraram a defesa, permitindo que ao tribunal fixar a data para os argumentos finais.

– O julgamento do mérito, então, será adiado até o 07 de agosto de 2014, às 9:30 – disse a juiza Thokozile Masipa.

Agora, a acusação tem até o dia 30 de julho para apresentar a juiza seus argumentos por escrito enquanto a defesa terá até o dia 4 de junho para fazer o mesmo. Masipa atentou para que esses documentos não se tornem públicos antes do dia da audiência final. Segundo ela, um vazamento seria um desserviço para a justiça, e que a pessoa que fizesse isso seria um ladrão.

O atleta paralímpico Oscar Pistorius, que ficou conhecido nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, se mostrou totalmente incapacitado durante os 39 dias de processo judicial, principalmente ao tentar explicar que teria sido um acidente o que aconteceu com sua namorada.

Os advogados do Estado, porém, não mostraram misericórdia. E o implacável promotor Gerrie Nel rasgou suas testemunhas, pouco a pouco, enquanto tentava provar que Pistorius sabia o que fazia quando atirou em Steenkamp.

Nel questionou Pistorius por cinco dias extenuantes, a começar por um interrogatório chocante, que levou o réu a uma crise de choro, causada pelas imagens horríveis do sangue manchando a cabeça de sua namorada morta.Cabeça que, segundo o promotor, "teria explodido como uma melancia".