icons.title signature.placeholder Raphael Martins
26/03/2014
14:31

O futebol é mais que apenas um jogo, e a Copa do Mundo vai muito além do fato de ser apenas uma competição esportiva. O esporte mais popular do mundo possui reflexos em setores chave do nosso quotidiano, como a política e a economia, além de poder ser ligado aos processos de guerra e de paz. Por conta disso, possui espaço nas agendas governamentais. Este será o tema abordado pelo curso online Futebol, Política e Sociedade, do Clio Internacional, que começa na próxima segunda-feira.

- O futebol é uma expressão da sociedade e um reflexo dela. O nosso objetivo é tentar traduzir o futebol para a realidade social. É possível entender o que está ocorrendo no mundo olhando para o futebol, que influencia e é influenciado pelos acontecimentos sociais - explica o professor Tanguy Baghidadi, diretor do curso Clio Internacional, ao LANCE!Net. 

Um dos exemplos neste sentido é o fato das organizações a ele relacionadas serem atores internacionais, com capacidade de influenciar os centros de poder. A FIFA é uma entidade que possui mais Estados-membros do que a Organização das Nações Unidas (ONU). O impacto do esporte pode ser medido de acordo com índices econômicos, a exemplo do Produto Interno Bruto: como consequência da Copa do Mundo, os PIBs de Alemanha e África do Sul cresceram 4% e 5%, respectivamente, após a realização do evento.

-  Em um ano de Copa do Mundo essa referência fica mais nítida. O curso não pretende tratar o futebol apenas como um jogo. Estamos vendo, atualmente, na prática como o futebol mexe com tudo. Há manifestações contra a realização da Copa do Mundo, questionamentos com relação aos gastos públicos, enfim o futebol está envolvido em uma questão mais ampla da sociedade - afirmou o professor.

O objetivo do curso Futebol, Política e Sociedade é analisar diversas faces do do futebol, com palestrantes das mais diversas formações. A intenção é levar o público interessado um pouco mais sobre o jogo e sua influência nas relações internacionais.

A metodologia será através de vídeo-aulas expositivas, com atividades em grupo e disponibilização de textos. O modelo pedagógico da instituição é inspirado em cursos da Universidade de Stanford. As inscrições podem ser feitas através do site www.cliointernacional.com.br.