A Copa das Copas é no país do futebol

Neymar -  Brasil x Croácia (Foto: Eduardo Viana/ LANCE!Press)
Neymar - Brasil x Croácia (Foto: Eduardo Viana/ LANCE!Press)

Escrito por

O Brasil apresenta ao mundo a melhor Copa da história. Pelo menos no que diz respeito a qualidade e emoção das partidas havia anos que não se degustava de um futebol tão ofensivo e emocionante. O resultado são muitos gols e viradas incríveis, levando torcedores a loucura em todos os cantos do planeta.

Já houve um jogo melhor na fase de grupos do que Holanda 5-1 na Espanha? Foi um dos melhores clássicos de todos os tempos, cheio de momentos maravilhosos e um dos mais emblemáticos da Copa do Mundo. O mergulho de cabeça de Robin van Persie foi o auge de uma noite deslumbrante do futebol.

Por enquanto são 41 gols em 12 partidas, média de 3,41 gols por jogo. Graças ao caráter ofensivo das equipes e a disposição de vencer seus adversários, já temos mais gols do que cartões para o bem do futebol. Além de cinco viradas inesquecíveis, sendo que em toda Copa da África foram somente quatro seleções que conseguiram reverter um placar adverso. A goleada holandesa na atual campeã Espanha já faz parte do olimpo do futebol, assim como o massacre alemão nos portugueses com Cristiano Ronaldo e companhia. Na noite de sábado, vimos Costa Rica projetar uma zebra galopante no "grupo da morte", ao derrotar o Uruguai por 3-1 com mais um desempenho emocionante. Joel Campbell foi a estrela do show, em um resultado surpreendente numa Copa vibrante desde o início.

Basta olhar para a lista dos artilheiros. Robben, Van Persie, Neymar e Benzema têm dois cada um e Alexis Sanchez chegou à festa também com um gol e uma assistência no Chile. Andrea Pirlo mostrou toda sua classe contra a Inglaterra e Mario Balotelli fez o gol do jogo. Drogba entrou em campo para comandar a virada da Costa do Marfim e Lionel Messi, o melhor do mundo, já estreiou marcando no Maracanã e dando a vitória para a Argentina. Somente Cristiano Ronaldo decepcionou e foi humilhado pela Alemanha de Muller, que já estreiou fazendo um "hat-trick".

Os deuses do futebol agradecem já que depois de 12 rodadas não ocorreu nenhum empate ! Muito menos o triste zero a zero, muito comum em outras edições. Agora o futebol por resultado cede lugar a ousadia por belas jogadas e a busca incessante pelos gols. O retrato perfeito dessa Copa foi a jogada do segundo gol da Suiça na virada contra o Equador. No último minuto da partida Seferovic fez o gol após um contra-ataque, onde sofreu uma falta dura mais não desistiu e só parou para comemorar a vitória histórica.


Enquanto a Copa de 2010 na África do Sul começou com um empate, por enquanto no Brasil nem um único jogo terminou empatado. O aspecto cultural do jogo brasileiro, indo contra táticas de retranca, faz este início de campeontao inesquecível, com equipes que buscam levar os três pontos desde o início, em vez de tentar agarrar um. Ainda não temos certeza se as equipes podem defender tão bem quanto atacar, mas não estamos reclamando, vivemos para o gol.

Em comparação com as outras Copas, somente as edições de 1930, 1938 e 1954 tiveram média semelhantes de gols, época onde as regras e a disposição tática das equipes eram totalmente diferente das seleções de 2014. O ambiente em que se vive a Copa tem reflexo dentro de campo, apesar dos ingleses terem inventado o esporte o clima da Copa no Brasil contagia os torcedores e empolga os jogadores. No Brasil se vive o esporte como uma paixão acima de qualquer suspeita. O reflexo desse amor ao esporte são partidas emocionantes até de seleções de menor expressão como Grécia ou Costa Rica. Temos somente 12 partidas, muitos gols ainda virão, e o mundo do futebol já agradece ao Brasil.

Esqueça os campos cinzas das escolas públicas na Inglaterra, o Brasil é o lar espiritual do futebol. Aqui se vive essa paixão. Tendo como cenário o Pão de Açúcar, a floresta amazônica e o Maracanã, este torneio se recuperou com a batida do samba que dita o ritmo do povo brasileiro. No Brasil é possível até perder desde que jogando bonito. No país da bola a ordem do dia é ousadia e alegria.

 

 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter