icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
03/02/2015
16:04

Pela segunda vez na temporada 2014/2015 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open, uma dupla estrangeira tentará fazer bonito em busca do lugar mais alto do pódio. Após a participação dos primos chilenos Marco e Esteban Grimalt na etapa de Niterói (RJ), a dupla americana Will Montgomery e Jeremy Casebeer disputará o Open de João Pessoa, de sexta-feira a domingo, na Praia de Cabo Branco.

Os californianos de Santa Bárbara requisitaram um wild card (convite) que foi aceito pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol). Eles já haviam realizado treinos no Brasil no final de 2014 e esperam que a experiência contribua para o crescimento da dupla.

- Viemos ao Brasil para treinar em novembro e dezembro, antes da etapa da África do Sul do Circuito Mundial. Passamos uma semana em Vitória e uma no Rio de Janeiro, e conhecemos ótimas pessoas. Edson Filipe e Luciano nos hospedaram em Vitória, e Maria Clara nos hospedou no Rio. Tivemos ótimos treinamentos e estávamos já ansiosos para voltar. Quando pedimos o convite e ele foi aceito, ficamos muito satisfeitos. Aqui no Brasil o nível é grande. Estamos muito animados para disputarmos uma competição de alto nível neste início do ano, já que geralmente não temos torneios nos EUA até abril ou maio - disse Montgomery.

A presença de times estrangeiros no Circuito Banco do Brasil não é uma novidade. Apesar de uma equipe internacional nunca ter ganho uma etapa, times estrangeiros já subiram ao pódio por 11 vezes no circuito. A última delas aconteceu em 2012, quando a sueca Karin, que se naturalizou brasileira posteriormente, jogando ao lado da cearense Shaylyn, ficou com o bronze no Challenger de Maceió (AL).

O clima quente, diferente do inverno rigoroso que atinge os EUA atualmente, também foi motivo de comemoração para a dupla, que aponta semelhanças na técnica dos atletas brasileiros e norte-americanos. Os dois países dominam o cenário internacional do vôlei de praia desde a profissionalização do esporte.

- Nós adoramos o clima aqui. Os treinamentos têm sido bem quentes e amamos esse desafio. É inverno na Califórnia, então é bastante frio para praticar. Não sabemos exatamente o que esperar em João Pessoa. Vamos entrar no torneio com a mente aberta e prontos para tentarmos nos adaptar às condições o mais rápido possível - disse Montgomery, que completou.

- Existem algumas diferenças sutis no estilo de jogo, talvez na técnica também. No entanto, tanto os americanos quanto os brasileiros parecem ser bastante regulares com o controle de bola. Nós dois gostamos da fluidez que vem com o estilo brasileiro de jogar. Temos treinado muito com Pedro e Evandro em Ipanema, e eles são caras incríveis. Luciano também fez com que tivéssemos um período muito legal em Vitória. Mas, na verdade, todos que encontramos foram ótimos conosco. Agora só precisamos aprender português, para que possamos continuar a conhecer pessoas aqui -  concluiu o jogador americano.