icons.title signature.placeholder Sistema de Atendimento ao Torcedor
23/11/2013
21:39

Os torcedores do Santa Cruz que procuraram garantir seu lugar no primeiro jogo da final da Série C, contra o Sampaio Corrêa, neste domingo, no Castelão, em São Luís, tiveram muitos problemas para conseguir seus ingressos. Por meio de uma reclamação no Sistema de Atendimento ao Torcedor do LANCE!Net, foi apurado que, até este sábado, entradas e setores no estádio para os visitantes simplesmente não tinham sido separados tanto pelo clube mandante quanto pela Federação Maranhense de Futebol para os torcedores do clube pernambucano.

A postura desrespeita o artigo 20º do Estatuto do Torcedor, que exige dos organizadores da partida a disponibilização, com 72 horas de antecedência, da venda de ingressos para todos os torcedores interessados em acompanhar a partida no estádio - a exigência pode "cair" para 48 horas em partidas com origem em decisões eliminatórias.

O diretor de Competições da federação maranhense, Antonio Henrique de Moraes, alegou que, como os ingressos não haviam sido solicitados pelos visitantes, não havia a obrigatoriedade da reserva para os torcedores tricolores, o que é negado pelo estatuto.

- O procedimento é que a federação pernambucana faça uma solicitação à federação maranhense pelos ingressos. Esta informação não procede, já que a federação maranhense reservou 2 mil ingressos para a torcida do Santa Cruz, nos setores 2 e 3 do estádio - disse o diretor, que ainda revelou como parte do "procedimento" o depósito por parte dos visitantes do valor referente ao número de ingressos desejados pela torcida aos organizadores.

E MAIS:

> Jogadores sentam no gramado e cruzam os braços no Maracanã
> Peter Siemsen é reeleito e terá mais três anos como presidente do Flu

O problema foi confirmado pelo administrador e torcedor do Santa Cruz Iran Lafaiete, de 39 anos, que mora em Fortaleza e viajou para o Maranhão apenas para acompanhar a partida. O torcedor tentou comprar seu ingresso de visitante na quarta-feira, mas foi informado de que só poderia assistir ao jogo com a torcida adversária.

- A informação que eu tive era que não teria ingressos para a torcida adversária, e eu tive que comprar o meu ingresso e o da minha esposa para a torcida do Sampaio Corrêa, no setor 4. Acabei ficando no prejuízo - disse o torcedor.


 

JOSÉ LUIZ PORTELLA
Colunista do LANCE! e um dos idealizadores do Estatuto do Torcedor

Não consta no estatuto do torcedor a reserva de ingressos pela torcida visitante. Isto é um acordo de cavalheiros, assim como os 10% da capacidade do estádio. Os ingressos teriam que estar disponíveis com 48 horas de antecedência, por se tratar de partida vinda de eliminatória. A obrigação é do clube mandante de cumprir o estatuto.