Confira uma análise dos ataques de Barcelona e Real para 2014/15

Apresentação do kroos no Real Madrid (Foto: AFP)
Apresentação do kroos no Real Madrid (Foto: AFP)

Escrito por

Real Madrid e Barcelona já se movimentaram nessa janela de transferências, e alguns jogadores começam a entrar no imaginário das torcidas. Principalmente aqueles que chegam para o setor ofensivo. O clube catalão vai ter Suárez para formar trio ofensivo com Messi e Neymar. Além de Rakitic para o meio. Os Merengues anunciaram nesta quinta-feira o alemão Kroos, e o colombiano James Rodríguez, artilheiro da Copa do Mundo, pode chegar a qualquer momento.

O do Barcelona vai demorar um pouco para se materializar. Suárez, reforço milionário para a temporada e símbolo da revolução prometida pela diretoria, só vai poder jogar no fim de outubro, quando termina sua suspensão pela mordida em Chiellini. Até lá, Luis Enrique deve usar Pedro, Rafinha e Deulofeu.

Quando Suárez chegar, a tendência é que jogue centralizado, tendo Neymar e Messi pelos lados. Com esse esquema, pode até ser que o argentino perca um pouco a obrigação de ser goleador. Com um atacante mais avançado, o camisa 10 não deve mais atuar como um falso 9 e deve vir mais de trás, caindo pela direita. Mais ou menos com o posicionamento que teve na Copa do Mundo pela Albiceleste. E Neymar fazendo função semelhante, mas na esquerda.

Com Xavi na porta de saída, Iniesta deve comandar o meio-campo com Rakitic, recém-contratado. O croata deve ter mais obrigações defensivas que o espanhol, justamente para que este fique com mais liberdade. Cuadrado pode chegar nos próximos dias, principalmente se Daniel Alves sair. Como é bem ofensivo, deverá apoiar Messi o tempo todo.

Por enquanto, o Real Madrid não deverá ter tantas mudanças. Kroos foi anunciado e a tendência é que Di María deixe a equipe. Caso se confirme, uma mera troca entre os dois. Porém, como o alemão tem boa qualidade para vir de trás, pode fazer uma boa dupla com Modric, que tem até algumas semelhanças.

Mas o Real Madrid pode ter uma mudança drástica se confirmar a chegada de James Rodríguez. Caso isso aconteça, os Merengues devem gastar pelo menos 80 milhões de euros (R$ 240 milhões) e certamente o artilheiro da Copa pela Colômbia não ficará no banco. Então uma possibilidade para o técnico Carlo Ancelotti é tentar usá-lo praticamente como um falso 9.

Nesse caso, James entraria no lugar de Benzema, mas teria uma função em campo bem diferente. Rodríguez já mostrou na Copa que sabe o que fazer na área, mas deve vir mais para trás, buscar espaços e assim abrir para que Cristiano Ronaldo e Bale sejam ainda mais agressivos, abusando das infiltrações.


News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter