icons.title signature.placeholder Francisco Loureiro
18/11/2013
15:07

´Para a Ceará Motors, concessionária da Volkswagen em Fortaleza, os brasileiros não apoiaram a decisão do atacante Diego Costa de defender a seleção espanhola, em detrimento da Seleção Brasileira. Em peça publicitária veiculada na semana passada, a revendedora comparou a simpatia dos brasileiros por um carro da marca à suposta desaprovação do povo brasileiro causada pela escolha do jogador. "Diferente de Diego Costa, esse carro enche os brasileiros de orgulho”, sentencia a campanha.

 Além da confecção do polêmico cartaz, também foi produzido um spot de rádio para ser veiculado pelas emissoras. Na peça, é narrada uma suposta final da Copa do Mundo de 2014 entre Brasil e a Espanha.

"E o juiz marca pênalti para a Espanha, 46 do segundo tempo. A torcida já comemorava o hexa, o Brasil vence por 1 a 0. Será um novo Maracanazzo? E olha quem vem para a cobrança. Ele, Diego Costa. Lá vai para a cobrança, lá vai, partiu para bola. Perdeu! Chupa, chupa, chupa, Diego Costa", zomba o fictício narrador da partida envolvendo brasileiros e espanhóis.

A propaganda causou uma ‘saia justa’ para a fabricante de carros. Recentemente, a Volkswagen renovou o contrato de patrocínio com o Atlético de Madrid, clube no qual Diego Costa atua. A filial espanhola da Volkswagen desaprovou a atitude da concessionária cearense. Em sua conta no Twitter, a marca lamenta o episódio e afirma que “não apoia nenhuma campanha contra o jogador Diego Costa, lançada por uma concessionária no Brasil. Lamentamos”.

Procurada pelo Lance!Bizz, a Volkswagen Brasil declarou que a campanha foi realizada de forma independente pela Ceará Motor e que a empresa não aprova esse tipo de mensagem. A concessionária já foi notificada pela Volkswagen Brasil e irá retirar a campanha de circulação.