icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
26/02/2015
17:26

A etapa Norte-Nordeste do Circuito Caixa Loterias começa nesta sexta-feira, com as disputas de halterofilismo, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife (PE). Serão cem atletas da modalidade buscando as primeiras posições do pódio na capital pernambucana. No sábado, 28, e no domingo, 1º de março, os competidores de atletismo e de natação também entram em ação no complexo. No total, 490 atletas paralímpicos estarão reunidos em Recife.

Para os halterofilistas, as etapas do Circuito Caixa Loterias têm sempre caráter nacional. Portanto, as disputas reúnem atletas de diversas regiões do Brasil. Em Recife, a competição servirá como seletiva para o Campeonato Regional das Américas, marcado para abril, na Cidade do México. Este evento, por sua vez, será classificatório para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015, em agosto.

Primeira atleta adulta do Brasil a conquistar uma medalha em um Mundial, a halterofilista Márcia Menezes conta que os treinamentos quase não tiveram pausa durante o período de férias.

- No fim do ano passado, só tirei dez dias de descanso e, depois, já voltei aos treinos. Tudo para chegar pronta na primeira competição nacional do ano -, ressalta a atleta, que foi bronze em sua categoria (até 79kg) no Mundial de Dubai-2014, ao levantar 116kg.

- Meu principal objetivo em Recife é garantir a vaga para o Campeonato Regional das Américas, no México, e, lá, carimbar o meu passaporte para os Jogos Parapan-Americano de Toronto -, explicou Menezes.

Para os competidores de natação e de atletismo, a etapa Norte-Nordeste funciona como classificatória para as fases nacionais do Circuito Caixa Loterias. A principal meta de todos os atletas, portanto, é conseguir os índices exigidos em suas respectivas provas.

Todas as três etapas de caráter nacional do Circuito ocorrerão em São Paulo, no segundo semestre. Até junho, estão agendas as outras três regionais. Após Recife, Curitiba sediará, de 27 a 29 de março, a fase Rio-Sul. Depois, a capital paulista recebe a regional São Paulo, de 15 a 17 de maio. Por último, em Uberlândia, será realizada a fase Centro-Leste, de 28 a 31 de maio.