icons.title signature.placeholder Felipe Mendes
07/11/2013
12:00

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 divulgou na manhã desta quinta-feira os pictogramas que vão representar as modalidades.

Foram 16 meses de trabalho para finalizar a construção dos pictogramas. Destes 16 meses, cinco foram dedicados para as 42 federações nacionais validarem os símbolos que vão representar cada modalidade.

São 64 pictogramas ao todo, sendo 41 olímpicos e 23 paralímpicos. Segundo o presidente do Comitê Olímpico e Paralímpico Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, este será um diferencial dos Jogos.

- Pela primeira vez todos os esportes olímpicos e paralímpicos estarão representados. Esse é um dos nossos diferenciais na história dos Jogos - disse Nuzman.

O comitê organizador optou por uma montagem da equipe interna de design para a criação dos principais elementos gráficos dos Jogos. Além dos designers, outros 28 profissionais estiveram envolvidos no desenvolvimento dos pictogramas.

No caso dos pictogramas paralímpicos, a equipe do comitê procurou retratar a integração das diferentes deficiências dos atletas com o esporte de forma equilibrada e com naturalidade, por meio de proteses, venda nos olhos e outras indicações.

- Nossas inspirações foram o Rio de Janeiro, o movimento dos atletas. E ter um traço leve, solto e com ginga - explicou Beth Lula, diretora de Marca do Comitê Rio-2016

Os primeiros traços foram feitos a mão e depois houve uma pesquisa de imagem de cada esporte. Estes traços foram reconstruídos no computador, com o encaixe das curvas das letras. O corpo dos atletas e os equipamentos esportivos foram construídos a partir dos caracteres ou de parte deles num traço contínuo, com variações de espessura para dar ideia de profundidade.