icons.title signature.placeholder Guto Mariano e João Matheus Ferreira
12/03/2014
08:05

Ter a melhor defesa de um campeonato não é sinônimo de que o time seja agressivo. Entretanto, no Vasco de 2014, as estatísticas favoráveis na zaga andam de mão dada com alguns números que não são lá motivos de orgulho. Em suma, o Cruz-Maltino é a equipe mais violenta do Campeonato Carioca 2014. Fica a dúvida se o custo-benefício vale a pena.

Coincidência ou não, a comissão técnica da equipe está recheada de ex-zagueiros. O técnico Adilson Batista fez sucesso no Grêmio, no Corinthians e no Japão, enquanto o auxiliar Jorge Luiz se destacou no futebol carioca. Já o outro auxiliar, Silveira, foi campeão brasileiro pelo Guarani, em 1978.

Nos 13 jogos disputados neste Carioca, o Vasco sofreu apenas dez gols. A defesa é a melhor da competição, com média de 0,76 a cada partida. O time também é o que mais roubou bolas (293 vezes). Para completar, ainda possui três jogadores entre os cinco primeiros neste quesito: Luan, Fellipe Bastos e Guiñazú.

Até aí, tudo bem. Mas, quando começa a análise de números de faltas e cartões, é fácil perceber que o Cruz-Maltino também é um time violento. Ao longo do Estadual, é a equipe que mais fez faltas (250), mais levou cartões (36) e teve mais atletas suspensos (sete). Tudo isso com uma boa distância em relação aos rivais.

Pedro Ken é o jogador que mais fez faltas no Carioca. Foram 28 no total, sendo três cartões amarelos e um vermelho. Uma das explicações pode ser o fato de ele estar jogando mais recuado ultimamente.

- Hoje eu jogo mais como volante mesmo. Nos últimos jogos e, desde o ano passado, me encaixei nesta posição. A gente joga em linha. Quando um sobe, o outro fica. Espero ajudar no combate, na qualidade do passe. Estou aqui para colaborar da melhor forma - disse o volante vascaíno.

Com ou sem violência, o Vasco segue caminhando. E quem quiser "bater de frente" terá que suar.

Jogadores mais faltosos
> Pedro Ken: 28
> Guiñazú: 26
> Airton: 23
> Gum: 23
> André Rocha: 22

Times mais faltosos
> Vasco: 250
> Botafogo: 230
> Flamengo: 202
> Fluminense: 165

Jogadores com mais desarmes
> Diguinho: 42
> Luan: 39
> Fellipe Bastos: 33
> Guiñazú: 30
> André Rocha: 30

Times com mais desarmes
> Vasco: 293
> Flamengo: 283
> Fluminense: 268
> Botafogo: 250

Jogadores com mais cartões
> Airton: 5 (1 vermelho)
> Guiñazú: 4
> Aranda: 4
> Pedro Ken: 4 (1 vermelho)

Times com mais cartões
> Vasco: 36 (1 vermelho)
> Botafogo: 25 (1 vermelho)
> Flamengo: 25 (1 vermelho)
> Fluminense: 22