icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
16/11/2013
07:04

A chance remota de o Flamengo ainda ser rebaixado no Campeonato Brasileiro deverá ser ignorada pelo técnico Jayme de Almeida, ao menos, para o confronto deste domingo em Porto Alegre. Para a montagem do time, o técnico recorreu até mesmo a um jogador que não atuou este ano pelo Rubro-Negro. A partida na Arena do Grêmio marcará o retorno de Welinton.

Alvo de críticas e ironias do torcedor, especialmente na temporada de 2012, o zagueiro se reapresentou em julho, após o término do empréstimo com o Alania, da Rússia, e desde então aprimora a condição física. As primeiras aparições de Welinton na Gávea, onde estava treinando, causaram certo espanto em decorrência da forma física do jogador, que mostrava estar acima do peso.

Quase quatro meses depois, porém, Jayme de Almeida garante que o jogador, revelado pelo próprio Flamengo, tem condição de enfrentar o Grêmio e jogar os 90 minutos.

– Todos os 26 que viajarão para o Sul têm a possibilidade de jogar. E o Welinton está bem fisicamente – atestou Jayme de Almeida.

Embora o treinador banque as condições físicas, a mesma certeza não se pode ter em relação ao ritmo de jogo. Isso porque, Welinton fez apenas dez partidas na passagem de seis meses pelo futebol russo.

Foram 733 minutos em campo e um gol marcado. Números bem diferentes aos da temporada anterior, quando o zagueiro foi titular em 36 de 38 partidas que fez pelo Fla, e de 2011, com 59 jogos disputados como intocável do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Apesar de titular na campanha que colocou o time na disputa da Libertadores de 2012, Welinton perdeu espaço gradativamente no primeiro semestre. Primeiramente, porque ele se apresentou em janeiro acima do peso e depois por não ter tido sequência na temporada.