icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
12/11/2013
21:42

Autor do gol da vitória sobre o Fluminense, no último domingo, Alexandre Pato ganhou a confiança do técnico Tite e será a principal esperança de gols do Corinthians nesta quarta-feira, às 21h50, contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira. O confronto das duas equipes que brigam na parte de baixo da tabela é tido como fundamental para o Timão, que condiciona a discussão sobre a permanência de Tite em 2014 em atingir a 'zona de segurança' do Brasileirão.

Pelas contas de Tite, 47 pontos são necessários para o Corinthians não ter possibilidade de brigar contra o rebaixamento em 2013. Segundo membros da diretoria, como Roberto de Andrade e Edu Gaspar, a renovação do treinador só será discutida quando essa pontuação for atingida. Nesta quarta-feira, em caso de vitória, a equipe chega a 48, se livrando totalmente do risco de Série B - o Coritiba, por outro lado, está uma posição abaixo do Timão, com quatro pontos a menos e precisando de mais tempo para se salvar.

- A gente sabe que tem cinco jogos para quem sabe entrar na briga da parte de cima, porque no futebol tudo pode acontecer. Pensar no planejamento de 2014 já é a parte da diretoria. Nosso primeiro objetivo era sair lá de baixo, porque acabou ficando perigoso, e não é nosso lugar. Com esses resultados conseguimos dar uma aliviada - afirmou o meia Danilo, em discurso otimista.

Para encarar o Coritiba, Tite promoveu duas mudanças na equipe: sai Renato Augusto, poupado pelo desgaste de três partidas em sequência, e entra Alexandre Pato, vice-artilheiro do Corinthians em 2013, com um gol a menos que Guerrero. Sai Douglas, que também está sentindo cansaço e fica no banco, para entrar Danilo. O atacante Emerson Sheik, que também podia ser baixa, foi julgado pelo STJD e apenas advertido.

CORITIBA JOGA A VIDA CONTRA O REBAIXAMENTO

Para não sofrer até o fim, o Coritiba joga a sua vida no Campeonato Brasileiro contra Corinthians e Criciúma, no Couto Pereira. Os seis pontos garantiriam ao Coxa chegar aos 47, determinando um porto seguro, longe do risco do rebaixamento.

- São dois jogos muito importantes, que a gente precisa pontuar. No sábado, depois do jogo do Criciúma, já podemos estar com a nossa vida resolvida na competição - resumiu o atacante Julio César.

Para enfrentar o Timão, o Alviverde não poderá contar com o volante Júnior Urso, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra a Portuguesa e está suspenso. Com a ausência do titular, o treinador Péricles Chamusca deve escalar Gil ao lado de Willian Farias no combate ao meio campo paulista e deixar Victor Ferraz - antes barrado - no comando da lateral-direita.

O meia Robinho segue contundido e será desfalque na armação dos paranaenses mais uma vez. Contra a Lusa, Chamusca optou por escalar Vitor Júnior e adiantar Carlinhos para a meia esquerda, escalando Diogo na lateral. Contra o Timão, o treinador deve optar por Lincoln para dividir a tarefa de municiar o ataque ao lado de Alex, mantendo Carlinhos e Diogo no time.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA x CORINTHIANS

Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data/Hora: 13/11/13, às 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Rafael da Silva Alves (RS)

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Luccas Claro e Diogo; Willian, Gil, Lincoln, Alex e Carlinhos; Julio César. Técnico: Péricles Chamusca.

CORINTHIANS: Walter; Edenilson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e Emerson Sheik; Pato. Técnico: Tite.