icons.title signature.placeholder Thiago Fernandes
22/07/2014
14:17

Um meio-campista que contribui na defesa, no meio e no ataque. Este é o perfil de apoiadores utilizados no futebol moderno e, sobretudo, nas principais seleções da Copa do Mundo. O padrão também é o que Éverton Ribeiro atingiu e pretende manter. No Cruzeiro, o craque se destaca com desarmes, assistências e gols. Nos números, ele se equipara aos principais apoiadores da Seleção Brasileira.

O meia-atacante disputou oito partidas pelo Campeonato Brasileiro, marcou dois gols, distribuiu três assistências e ainda desarmou os adversários em 17 oportunidades, liderando os dois últimos quesitos dentre os homens de frente do primeiro colocado do torneio nacional.

Os números parecidos com os acumulados por Oscar, Hulk, Neymar, Willian e Bernard durante a Copa do Mundo (veja na tabela abaixo) e volta de Dunga à comissão técnica estimulam o desejo de Éverton Ribeiro de chegar à Seleção Brasileira em breve.

– Eu almejo sempre a melhor performance e ser um meia do futebol moderno, que ajuda na marcação, dá assistência aos companheiros e também chega com qualidade na frente. Tenho estudado o jogo e alcançado este desempenho para junto dos meus companheiros ajudar o Cruzeiro a conquistar títulos e consequentemente eu chegar à Seleção, que também é um objetivo que busco – disse o meia-atacante.

A facilidade para desarmar e os bons passes fazem com que o craque se torne uma peça versátil para Marcelo Oliveira. Em algumas situações, o técnico cogita escalá-lo até na função de volante.

– Dou liberdade aos meias para que se façam jogadas pelos lados do campo, mas os atletas estão quase sempre muito bem marcados. Às vezes, posso colocar um novo meia em campo e recuar, por exemplo, o (Éverton) Ribeiro para a função de volante, já que ele tem qualidade para isso – avaliou Marcelo Oliveira.

Números de Éverton Ribeiro no Brasileirão:
Éverton Ribeiro: 8 jogos / 17 desarmes / 3 assistências / 2 gols

Linha de frente do Brasil durante a Copa do Mundo:
Oscar: 7 jogos / 25 desarmes / 2 assistências / 2 gols
Hulk: 6 jogos / 6 desarmes / 0 assistência / 0 gol
Neymar: 5 jogos / 7 desarmes / 1 assistência / 4 gols
Willian: 5 jogos / 3 desarmes / 0 assistência / 0 gol
Bernard: 3 jogos / 3 desarmes / 0 assistência / 0 gol