icons.title signature.placeholder LANCE!Bizz
14/04/2014
18:10


Neymar em campanha da Nike (Foto: Divulgação)

Em 2014, a Nike completa 20 anos de sua entrada no esporte mais popular do planeta. Para celebrar a data, a marca lançou um vídeo (assista-o abaixo) no qual apresenta o novo Nike FC, composto por atletas patrocinados pela fornecedora.

Anteriormente composto por jogadores como Ronaldo e Luís Figo, hoje o time possui o brasileiro Neymar como uma de suas principais estrelas, que aparece constantemente no filme. O vídeo, intitulado "A Origem" e narrado pelo cantor Emicida, conta ainda com a participação do inglês Jack Wilshere e o argentino Dani Osvaldo.

Antes de 1994, a multinacional priorizava as corridas (atletismo) e o basquete. A partir da data, a Nike passou a apostar no futebol. Na final da Copa do Mundo daquele ano, nos Estados Unidos, entre Brasil e Itália, 11 jogadores usaram um dos primeiros artigos de futebol produzidos pela marca, a chuteira "Tiempo Premier".

Em 1996, assinou contrato de patrocínio com a Seleção Brasileira, mantido até hoje. Em 1997, fechou com as seleçõs da Coreia do Sul, Holanda e Portugal, assinando os primeiros contratos de patrocínio no futebol. Atualmente, a Nike é parceira de uma lista extensa de clubes e seleções, além de atletas.

Alguns clubes de futebol patrocinados Nike:
Barcelona - Espanha
Inter de Milão - Itália
Manchester United - Inglaterra
Boca Juniors - Argentina
Internacional - Brasil

Algumas seleções patrocinadas pela Nike:
Brasil
Holanda
Portugal
Inglaterra
França

Alguns atletas patrocinados pela Nike:
Neymar - Brasil
Cristiano Ronaldo - Portugal
Iniesta - Espanha
Ibrahimovic - Suécia
Wayne Rooney - Inglaterra